Já pensou alguma vez realizar um Roteiro Antonino no Porto? Pois bem, caso não o tenha ainda feito, está na altura de aproveitar o evento que o Centro Português de Fotografia (CPF) preparou para o Dia Nacional dos Centros Históricos, 25 de março.
Para essa data, o Centro Português de Fotografia organizou um passeio pelo centro da cidade do Porto, com visita a 3 locais icónicos da cidade, todos eles de alguma forma indissocialvelmente ligados à figura do franciscano Fernando, por tradição nascido Bulhões, e que viria a ficar consagrado no nosso património imaterial hagiográfico como Santo António de Lisboa ou Santo António de Pádua.
O percurso escolhido pelo CPF concentra os locais a visitar numa área de curta extensão pelo que as distâncias a percorrer serão curtas. o itinerário explora as estórias e iconografia antonina de três instituições: Centro Português de Fotografias, onde se inicia, Tribunal da Relação do Porto, por onde prossegue, e Centro Hospitalar Universitário de St.º António, o mais antigo hospital da cidade, onde termina.
Padroeiro secundário de Portugal, dos pobres, das mulheres grávidas, dos casais, das pessoas que desejam encontrar objetos perdidos, e dos oprimidos, a devoção Antonina está, há séculos, presente nos mais diversos aspetos do nosso quotidiano.
A participação neste roteiro Triângulo Antonino é de participação gratuita, mas obedece a inscrição obrigatória através de email ou no site do CPF.