Guimarães com programa cultural e religioso extenso da Quaresma à Páscoa

Guimarães com programa cultural e religioso extenso da Quaresma à Páscoa

Pub

 

 

A Câmara de Guimarães desenvolve programa cultural e religioso, no período da Quaresma à Páscoa, em articulações com várias instituições locais. o conjunto de eventos estende-se de 24 de março a 9 de abril.

A cidade de Guimarães prepara-se para receber “A Paixão de Guimarães”, um percurso cultural que irá levar os visitantes a descobrir peças de elevada qualidade artística relacionadas com a Quaresma, em 18 locais diferentes da cidade. Desde igrejas a museus, o visitante poderá apreciar três peças do acervo de cada instituição parceira relacionadas com o tema da Paixão. Os visitantes poderão iniciar e terminar o percurso quando quiserem, entre os dias 24 de março e 9 de abril. Além disso, haverá quatro passos da Paixão espalhados pela cidade. A entrada é sempre livre, mas limitada à capacidade dos espaços.

Além do percurso cultural, a cidade também será palco de celebrações religiosas, como a Procissão dos Santos Passos, Via Sacra, Bênção e Procissão dos Ramos, Missa Vespertina da Ceia do Senhor e Lava-pés, Procissão das Endoenças, Celebração da Paixão do Senhor, Procissão do Enterro do Senhor, Celebração da Vigília Pascal e Celebração de Envio dos Compassos Pascais.

Para completar a programação, a VII edição do Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães apresentará um programa variado com agrupamentos e artistas internacionais e locais, como “Musica Antigua- Eduardo Paniagua”, Lev Vinocour, e Ensemble Bonne Corde.

Paulo Lopes Silva, Vereador com os pelouros de Turismo e da Cultura da Câmara Municipal de Guimarães, na apresentação do programa em conferência de imprensa, destacou a “riqueza cultural [presente no] programa diversificado que inclui a Orquestra de Guimarães, o Quarteto de Cordas e os vários grupos corais.” O Vereador afirmou que este evento “tem como objetivo aumentar a dimensão internacional da cidade e promover o crescimento e divulgação dos grupos culturais locais, bem como proporcionar o contacto com artistas de dimensão global.” Destaque ainda para a exposição “Paixão de Guimarães”, que apresenta peças que não estão permanentemente em exposição e que agora podem ser apreciadas pelos vimaranenses.

Na globalidade do evento vimaranense, são esperados milhares visitantes, tanto nacionais quanto estrangeiros.

Em termos de ocupação turística, o setor da hotelaria registou em 2022 (período de retoma) uma taxa média de ocupação-quarto de 77,7%, sendo que, em algumas unidades hoteleiras, se verificou uma taxa de ocupação muito próxima dos 100%. Já no que respeita às restantes tipologias de alojamento para turistas, designadamente os empreendimentos de turismo de habitação e no espaço rural e o alojamento local, da amostra habitualmente recolhida pela Divisão de Turismo, a taxa média de ocupação rondou os 88%.

É expectável que a edição de 2023 do evento “da Quaresma à Páscoa” contribua para que se superem os valores de ocupação turística pré-pandemia.


Imagem: Carlos Faria


Guimarães dá a conhecer nova estratégia Ação Social Integrada

‘Cálice’

Religião e espiritualidade no Século XXI

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão - páscoa - quaresma - guimarães - espiritualidade - religião - cerimónias religiosas - programa cultural

CPF realiza Roteiro Antonino pelo centro da cidade do Porto

Barriguinhas à conversa – o pai durante a gestação e o pós-parto

Donativos a VILA NOVA Online

Nelson Xize, o versátil rei da sátira em terras vimaranenses

Paulo César Gonçalves, criador apaixonado de ideias, livros e projectos

Carolina Amaral, talento do teatro e cinema da nova geração

Daniel Kickflip, tatuador notável em estilo ‘rockabilly’ surrealista

Publicidade em VILA NOVA Online: deixe aqui a sua Marca

A mente humana e uma breve teoria geral do unanimismo

O bodo aos pobres para alimentar os ricos

Pub

Categorias: Mais recentes

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.