Braga vai finalmente avançar com o projecto de reorganização viária do Nó de Infias, zona onde conflui trânsito oriundo de diversas partes da cidade e de algumas regiões limítrofes, e da respectiva rede viária envolvente. Depois de entrar em funcionamento, o município bracarense prevê que a circulação passe a ser efectuada com uma redução de 98% do tráfego automóvel, menos 4 km de filas de trânsito, mais 95% de fluidez nas horas de ponta, bem como mais segurança e com menos ruído. Elaborado pelo Município de Braga e pela Infraestruturas de Portugal (IP), o projecto prevê um investimento de cerca de 6 milhões de euros para resolver um dos mais problemáticos sistemas rodoviários do concelho.
O projecto, que deverá ser lançado a concurso no último trimestre deste ano, consiste em permitir uma ligação directa e sem conflitos para os movimentos Norte/Este e Oeste/Norte, através da execução de um viaduto bidireccional com cerca de 220m de extensão e 12m de largura. Paralelamente, serão reformuladas as ligações Sul/Norte e Este/Sul. Ao minimizar as interferências entre correntes de tráfego, os movimentos principais deverão passar efectuar-se quase sem constrangimentos, o que permitirá também uma melhoria dos movimentos secundários, ao deixarem de ter os fluxos de tráfego principais a prejudicá-los.
Intervenção muito desejada pelos Bracarenses
“Esta é uma das intervenções mais ansiadas pelos Bracarenses e pelos residentes em concelhos limítrofes devido à enorme afluência de muitas vias estruturantes de ligação inter-regional e nacional, o que acarreta actualmente muitos problemas no trânsito local. Esta é uma solução duradoura, eficaz e com o mínimo de custos possível tendo em conta outras alternativas substancialmente mais onerosas e mais difíceis de concretizar tendo em vista a sua implementação no terreno”, referiu Ricardo Rio, o Presidente da Câmara Municipal de Braga, na sessão de apresentação pública da nova solução para o Nó de Ínfias que decorreu esta Terça-feira, 5 de Abril, no Teatro da Escola Sá de Miranda. O autarca assinalou também o facto de esta solução resultar de uma parceria estabelecida entre o Município e a IP através de um protocolo de colaboração assinado em 2019, o qual definiu a repartição dos custos (400 mil euros) para a elaboração do projecto.
A intervenção proposta fará com que a actual rotunda desnivelada deixe de funcionar como tal, no seu quadrante sul, o que limitará o acesso a nascente para o tráfego proveniente do Lugar de Cabanas, que não poderá aceder ao futuro viaduto. Para contornar esta limitação, será criado um pequeno acesso à EN101, próximo das actuais instalações da ‘Volvo’.
Destacando o “trabalho notável” da Betar que “encontrou uma solução que cumpre integralmente com os objectivos delineados”, o Autarca adiantou que o começo das obras está previsto para o início de 2023, com o prazo de execução a ser de aproximadamente de um ano. “Esta solução foi pensada de forma a minimizar o impacto na vida da Cidade, uma vez que a sua execução não terá grande interferência na fluidez trânsito porque permite manter a operação do actual Nó durante a construção”, enalteceu Ricardo Rio.
Projecto prevê redução muito significativa dos atrasos nas horas de ponta
De acordo com o Estudo de Tráfego e com a microssimulação efectuada, as condições de funcionamento do Nó de Ínfias no ano horizonte de 2043 serão muito satisfatórias, prevendo-se uma redução muito significativa dos atrasos relativamente à situação actual, assim como uma importante redução dos consumos de combustível e emissões de CO2. O atraso total (soma do atraso de cada um dos condutores), de todos os veículos que circulam nas vias envolvidas, passará de cerca de 374h em 2021, para cerca de 76h em 2043, na hora de ponta da manhã, e de 507h (2021) para 27h (2043), na hora de ponta da tarde.
“São melhorias muito significativas que permitem afirmar que esta é uma solução com futuro, no entanto, todos sabemos que esta não é uma solução mágica para todos os problemas de trânsito na Cidade de Braga. Por isso, temos em perspectiva uma intervenção fundamental que é o prolongamento da Variante do Cávado com a ligação de Frossos a Ferreiros. Esse projecto está já adjudicado apenas aguarda os documentos finais para celebrarmos o respectivo contrato”, explicou Ricardo Rio, adiantando que esse projecto tem um custo de 310 mil euros suportados exclusivamente pelo Município e que a empresa terá um prazo de 9 meses após a celebração do contrato para apresentar a solução.
Actualmente, e de acordo com o Estudo de Tráfego, o Nó de Ínfias regista um número de veículos diários de 110 mil veículos, assegurando a interligação entre a EN101 e a EN14 (Av. António Macedo), captando os fluxos de tráfego com origem/destino nos concelhos a Norte de Braga, com destaque para Vila Verde e Amares, distribuindo-os através da Av. António Macedo e directamente para o Centro de Braga. A actual situação não tem capacidade suficiente para escoar os elevados volumes de tráfego, formando-se grandes congestionamentos na EN101, tanto a norte do Nó, como no trecho a Sul, que liga a Rotunda de Infias ao Nó de Ínfias.
“Por tudo isto, este é um momento muito importante de um caminho que estamos a percorrer e que vai sendo complementado com outras intervenção e projectos de mobilidade urbana que estamos a implementar tendo em vista o futuro da Cidade e em benefício de todos os Bracarenses”, concluiu Ricardo Rio.
A apresentação pública desta nova solução decorreu esta Terça-feira, 5 de Abril, no Teatro da Escola Sá de Miranda, com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, da vereadora da mobilidade, Olga Pereira, e de João Campos, coordenador de projectos da Betar, empresa responsável pelo desenvolvimento desta proposta de intervenção.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: MBRG
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Visite também os nossos anunciantes.
Gratos pela sua colaboração.
‘Road Trip’ na Nacional 103: viajar de Viana do Castelo até Bragança