O Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, no concelho de Santo Tirso, vai acolher, de 10 a 14 de janeiro, A Divina Comédia de Dante em versão para crianças. Sob a direção de Laura Cortini e do Teatro CAUSA, a iniciativa é destinada a crianças dos 5 aos 12 anos de idade do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques e da Escola da Ponte.
A Divina Comédia de Dante é um espetáculo de teatro de sombras, realizado com o auxílio de um antigo retroprojetor e imagens elaboradas por Laura Cortini, ilustradora de livros infantis.
Organizada pelo Teatro CAUSA, associação cultural fundada em 2006, em Vila das Aves, esta é uma peça que pretende explorar o sentido da justiça, o bem e o mal, assim como os muitos mistérios encerrados dos homens de todos os tempos eternizados no Inferno, no Purgatório e no Paraíso, que são os três cantos que compõem A Divina Comédia de Dante.
A Divina Comédia de Dante para crianças e jovens
Os alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo de ensino básico irão receber um mapa conceptual ilustrado com advinhas e um dado para lançar e identificar, a cada paragem, as características de cada círculo do Inferno e das personagens históricas aí colocados por Dante. As crianças terão, ainda, uma proposta de desenho livre acerca da recordação do círculo que mais lhes ficou na memória.
Já para os alunos do 2º e 3º ciclos existirá um debate no final do espetáculo A Divina Comédia de Dante sobre a justiça e a compaixão de Dante, a amizade e o tema do amor.
O que é o CAUSA?
O teatro CAUSA manifestou, desde o início, ser um grupo nómada, pelo que tem vindo a desenvolver atividades em Portugal, Brasil, Canadá e Itália. Desde 2011 tem uma filial em Roma, capital da Itália. Atualmente, metade dos membros da companhia, desde criativos, técnicos e administrativos, são italianos.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagem: Laura Cortini (ed VN)
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.