Cupertinos distinguidos com prémio Play para melhor disco de música erudita

 

 

Os Cupertinos foram hoje distinguidos pelos 20,  na Categoria de Música Clássica / Erudita, com o  álbum “Duarte Lobo: Masses, Responsories & Motets”. A distinção acontece relativamente ao segundo trabalho discográfico do agrupamento coral nascido em Famalicão, ao abrigo da Fundação Cupertino de Miranda, depois de o primeiro disco, dedicado a Manuel Cardoso, ter já sido agraciado com uma distinção internacional de referência pela Gramophone.

Os Play – Prémios da Música Portuguesa – visam premiar as músicas e os artistas que mais se destacaram na Música Portuguesa em 2020, contribuindo também para elevar e promover a música nacional enquanto parte do Património Cultural do nosso País.

Reconhecimento inédito em Portugal

A distinção agora alcançada, materializada na conquista do prémio Play, na categoria de melhor álbum de música Clássica / Erudita, permite que os Cupertinos alcancem um patamar e um reconhecimento inédito no nosso país.

Nascido no seio da Fundação Cupertino de Miranda, Vila Nova de Famalicão, em 2009, o grupo vocal Cupertinos dedica-se quase em exclusivo à música portuguesa dos séculos XVI e XVII, alicerçada num núcleo de compositores de renome mundial como Duarte Lobo (c.1565-1646), Manuel Cardoso (1566-1650), Filipe de Magalhães (c.1571-1652) ou Pedro de Cristo (c.1550-1618).

Com uma média anual superior a quinze concertos, os Cupertinos apresentaram já cerca de duas centenas e meia de obras, incluindo mais de cem inéditos. Numa abordagem performativa sem precedentes, vários destes inéditos têm sido transcritos a partir das fontes originais pelos próprios elementos do grupo sob a supervisão do seu diretor musical, Luís Toscano, e de José Abreu, professor e investigador na Universidade de Coimbra e na ESMAE.

Além do Festival Internacional de Polifonia Portuguesa, do qual são anfitriões, os Cupertinos têm participado em conceituados festivais de música, nomeadamente II e VI Ciclo de Requiem de Coimbra, I e V Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães, IX Ciclo de Música Sacra da Igreja Românica de São Pedro de Rates, XXII e XXV Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, Ciclo “Espaços da Polifonia”, XVIII Jornadas Polifónicas Internacionales “Ciudad de Ávila”, West Coast Early Music Festival, Bolzano Festival Bozen e Temporada Música em São Roque. Após a estreia no Reino Unido, em fevereiro de 2020, na série de concertos “Choral at Cadogan”, futuros compromissos incluem a apresentação no Wigmore Hall, no Festival “Tage Alter Musik” em Regensburg – e na Estónia  no “Haapsalu Early Music Festival”.

Verdadeiros embaixadores da Polifonia Portuguesa

Crescentemente reputados como verdadeiros embaixadores da Polifonia Portuguesa, os Cupertinos viram este epíteto reforçado com o lançamento dos seus trabalhos discográficos dedicados a Manuel Cardoso e Duarte Lobo. Editados pela prestigiada etiqueta Hyperion, estes CD são presença assídua nas rádios clássicas por toda a Europa e têm sido aclamados na imprensa da especialidade (BBC Music Magazine, Gramophone, Choir & Organ, Chorzeit). Os Cupertinos conquistaram o primeiro galardão com a inclusão na “Bestenliste” da “deutscher Schallplattenkritik” e foram distinguidos nos Gramophone Classical Music Awards 2019, vencendo na categoria de “Música Antiga”. Foram finalistas na 2ª Edição dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa na categoria Melhor Álbum Música Clássica/Erudita.

Cupertinos vencem prémio de melhor disco de música antiga da Gramophone

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.

A água dos pimentos

Imagem: DR

**

VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Vaudeville Rendez-Vous leva circo contemporâneo a Barcelos

Deixe um comentário