A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM), em parceria com a Rede de Casas do Conhecimento, assinala esta quinta-feira, dia 8, o Dia Mundial da Visão, com uma conferência online sobre informações importantes para cuidarmos dos nossos olhos ao longo da vida.
Diagnóstico precoce de doenças da Visão diminuiria ‘a olhos vistos’ casos de doenças perigosas
A relevante sessão sobre os cuidados a ter com a Visão para podermos ter ‘boas vistas’ ao longo de mutos anos decorre das 18h00 às 19h00, em http://videoconf-colibri.zoom.us/j/88280779176, contando com as intervenções de José-Manuel Gonzalez-Méijome, professor catedrático da ECUM e diretor do Laboratório de Investigação em Optometria Clínica e Experimental, e de José Salgado-Borges, médico oftalmologista e diretor clínico da ClinSBorges. Os cidadãos interessados podem colocar dúvidas aos dois oradores, que são também embaixadores da Sociedade Internacional de Superfície Ocular e Lágrima.
Segundo dados internacionais, há mais de 280 milhões de pessoas no mundo com deficiência visual e 80% desses casos poderiam ser evitados com um diagnóstico precoce. A cirurgia da catarata é a cirurgia mais frequente no mundo, ao passo que a presbiopia afeta 100% da população a partir dos 50 anos. Estima-se que mais de 5.000 milhões de pessoas sofram de miopia em 2050.
Imagens: UMinho
‘Edema Macular Diabético’ alvo de recomendações especiais da Associação Protectora dos Diabéticos
VILA NOVA, diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo. Pode fazê-lo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou paypal.
MBWay: 919983484
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: vilanova@vilanovaonline.pt
Muito obrigado por todo o seu apoio e colaboração.