‘Edema Macular Diabético’ alvo de recomendações especiais da Associação Protectora dos Diabéticos
Pub
A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal acaba de divulgar um conjunto de Recomendações para a Prática Clínica na Gestão do Edema Macular Diabético. O objetivo é facilitar o trabalho de médicos de clínica geral, médicos hospitalares e outros clínicos que trabalham no tratamento das doenças oculares relacionadas com a diabetes. Estas Recomendações foram propostas por uma equipa de especialistas liderada pela International Diabetes Federation (IDF).
As recomendações clínicas surgiram de um processo colaborativo, que contou com a participação do Dr. Luis Gardete Correia, presidente da Fundação Ernesto Roma e médico da APDP, e do Prof. Dr. Marco Medeiros, oftalmologista da APDP, baseado em evidências que refletem os últimos avanços na gestão do edema macular diabético (EMD).
A retinopatia diabética (RD) é uma complicação da diabetes que pode ser impercetível nos seus estágios iniciais, mas que pode levar a comprometimento da visão e a cegueira. Afeta cerca de uma em cada três pessoas com diabetes e é a principal causa de perda de visão e cegueira em pessoas com idades entre os 20 e os 65 anos.
O edema macular diabético é uma complicação potencial da Retinopatia Diabética e é causada pela rutura da barreira sanguínea da retina devido à hiperglicemia a longo prazo, levando ao espessamento da retina ao redor da fóvea. Atualmente, o DME afeta mais de 28 milhões de pessoas com diabetes.
O Relatório do Barómetro de Retinopatia na Diabetes refere que 79% dos inquiridos responderam que os problemas de visão dificultavam as atividades quotidianas, tornando-se, nalguns casos, incapacitantes. Essas atividades incluem conduzir, trabalhar, cozinhar ou limpar a casa.
O Edema Macular Diabético possui critérios de avaliação exclusivos, pois pode apresentar-se nos olhos em todas as fases de Retinopatia na Diabetes. Portanto, a triagem e deteção precoces pelos médicos são cruciais para interromper e, sempre que possível, corrigir o EMD. Como os danos precoces são indolores e passam despercebidos pelo paciente, a triagem regular é recomendada para todas as pessoas com diabetes.
“Muitos profissionais de saúde referem a necessidade de treino adicional no diagnóstico, tratamento e encaminhamento de doenças oculares relacionadas com a pessoa com diabetes. Devido à sua ameaça à visão, os sinais clínicos do EMD justificam o encaminhamento imediato a um oftalmologista e este manual poderá constituir um importante contributo para auxiliar os profissionais no seu dia a dia.” refere Luis Gardete Correia.
Imagem: Bacila Vlad
VILA NOVA, diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.
MBWay: 919983484
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: [email protected]
Muito obrigado pelo seu apoio e colaboração.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Pub
Pub
Acerca do Autor
Comente este artigo
Only registered users can comment.