Carlos Dobreira, ativista ambiental e praticante de plogging, de Braga, continua a denunciar as práticas de falta de civismo com que se depara todos os dias. Ontem, sábado, 23 de maio, o triste espetáculo que se lhe deparou, mas que também se encontra bem à vista de todos quantos passem pelo local, aconteceu em resultado da sua habitual prática desportiva de ar livre.
Indignado, o ativista – que regularmente denuncia este tipo de ocorrências um pouco por toda a cidade de Braga e a região circundante – destaca estarmos perante um “cenário lamentável de falta de civismo e de educação nos ecopontos da Rua do Outeiral, junto ao Loteamento com o mesmo nome, em Fraião”, concelho de Braga.
De facto, conforme atestam diversas imagens obtidas na ocasião, diversos resíduos recicláveis e perigosos encontravam-se colocadas fora dos ecopontos sendo ainda evidentes práticas erradas de separação de resíduos. Mais grave, no local – nas imediações e nos passeios – dá-se também a deposição de resíduos de construção, de vidros, de grelhas para churrasco e de metais diversos.
Nesta zona habitacional, muito conhecida por ali residirem algumas das figuras de relevo da política bracarense, Carlos Dobreira, observa que “começa a observar-se já a pegada ecológica resultante da presença dos seres humanos desde o início do processo de desconfinamento, conforme a Resolução do Conselho de Ministros n.º 33-C/2020, de 30 de abril”.
Milhares de resíduos à face das residências e zonas comerciais
O plogger acrescenta ainda que, para além da situação dos ecopontos aqui retratada, “é visível a presença de milhares de beatas de cigarro, de plásticos e latas nas bermas das estradas da União das Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães, em particular junto das inúmeras moradias existentes e das grandes superfícies comerciais”.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: CMRD
**
VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.
Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.
Gratos pelo seu apoio e colaboração.
*