A celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), assinalado anualmente a 18 de abril, tem este ano como tema “Património Partilhado – Culturas partilhadas, património partilhado, responsabilidade partilhada”. Esposende associa-se também à comemoração através da disponibilização online das visitas virtuais, apresentações, documentários e filmes.
Dadas as circunstâncias da pandemia de Covid-19, Esposende procedeu ao reforço da disponibilização de conteúdos em plataformas digitais para manter visitáveis os equipamentos culturais e sítios, mesmo estando encerrados. Pretende-se manter a ligação e o interesse do público por locais de elevada afluência, depois de terem encerrado temporariamente ao público, desde meados de março.
Em poucas semanas, o mundo mudou, face às contingências provocadas pelo Covid-19 e pelas limitações que está a criar em todo o mundo. A Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal, lançou o repto para uma celebração conjunta digital, atendendo que este é um tempo de partilha e de resiliência, tendo a Cultura um papel ativo substancial.
Num período vincado pela globalização económico-cultural e por grandes metamorfoses sociais, a interpretação e a divulgação do Património é um fator essencial para a afirmação da diversidade cultural dos territórios, reforçando o conhecimento e o respeito entre os povos.
Estão assim disponíveis os referidos conteúdos nas plataformas digitais do Município de Esposende (Youtube e Facebook), bem como no site do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios – Património Partilhado, no facebook do DIMS 2020 e no Site da DGPC.
Fonte e Imagens: Município de Esposende
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e plural, é gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.
Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.
Como qualquer outra, a Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
Contamos consigo.
*
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.
*