Município desafia população a produzir mensagens sobre vontade de voltar a sentir a liberdade

25 de Abril | Guimarães respira ‘Abril com Cantigas do Maio’

25 de Abril | Guimarães respira ‘Abril com Cantigas do Maio’

Pub

 

 

O programa “Abril com Cantigas do Maio” visa assinalar comemorações dos 46 anos do 25 de Abril em Guimarães, adaptadas às circunstâncias atuais devido ao Estado de Emergência perante a pandemia da Covid-19.

Assim, o Município de Guimarães elaborou um programa cultural que será totalmente transmitido online, a partir da página de Facebook e aberto à participação da população através da iniciativa #LiberdadeEmCasa.

Pretendendo associar a população à dinâmica da data, o Município vimaranense lança um desafio simples na nota de divulgação do evento: “assinalar o 25 de abril publicando uma mensagem onde diga o que é a Liberdade“. Pode ser uma frase, um poema, uma música, um desenho, em vídeo, imagem ou texto, mas tem que ser dada a conhecer em público utilizando o hashtag #LiberdadeEmCasa. “É fundamental apresentar a mensagem com um cravo na mão, um cravo do jardim, um cravo desenhado ou construído. Mas um Cravo, símbolo máximo da libertação em 1974, e que simbolize a vontade de voltar a sentir a liberdade”, lembra o Município. Para além do uso da hashtag #LiberdadeEmCasa, será possível enviar as propostas de participação para o correio eletrónico: cultura@cm-guimaraes.pt.

No dia 25 de abril, às 00h20, será transmitido pelo Facebook do Município de Guimarães a música “Grândola Vila Morena”  de José Afonso, pela Banda Musical de Pevidém e Coros de Guimarães, sob direção artística de Vasco Faria. Às 17h00 realiza-se o concerto Live Streaming “Outros Palcos, Mais Liberdade”, integrado na comemoração da Revolução dos Cravos.

Considerando o contexto de Estado de Emergência, consequente às medidas públicas e coletivas de combate à propagação da Covid-19, o espetáculo será gravado em local aberto, com todas as medidas de higiene e segurança recomendadas pela DGS e OMS, incluindo máscaras e luvas em todas as fases de montagem e preparação que forem possíveis.

A realização deste concerto em parceria com a Astronauta – Associação Cultural, programado há vários meses, foi adaptado às circunstâncias do presente com o objetivo de ser exemplo e esperança para o futuro imediato da ação cultural e assinala o regresso à atividade cultural, num momento carregado de simbolismo.

Fonte e Imagens: Município de Guimarães

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver; e não pagou por isso.

Vila Nova é cidadania e serviço público: diário digital generalista de âmbito regional, independente e pluralé gratuito para os leitores. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Como deve calcular, a Vila Nova praticamente não tem receitas publicitárias. Mais importante do que isso, não tem o apoio nem depende de nenhum grupo económico ou político.

Você sabe que pode contar connosco. Estamos por isso a pedir aos leitores como você, que têm disponibilidade para o fazer, um pequeno contributo.

A Vila Nova tem custos de funcionamento, entre eles, ainda que de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1,00 euro – sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Se quiser fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

Contamos consigo.

*

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Obs: Envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.

*

Pub

Categorias: Agenda, Sociedade

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.