A poucas semanas do arranque das festividades natalícias, a cidade de Vila Nova de Famalicão prepara-se para ser o “Lugar do Natal”. O slogan que dá o mote à campanha promovida pela Câmara Municipal e pela Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão é materializado através de um vasto programa de atividades que decorre entre 22 de novembro e 5 de janeiro e inclui Circo de Papel, pista de gelo, carrocel, espetáculo multimédia, mercado de Natal e Cabana Solidária com a presença do Pai Natal, entre muitas outras iniciativas.
Envolto num ambiente acolhedor, mágico, colorido e alegre, o centro da cidade será – entre a Praceta Cupertino de Miranda, o Parque da Juventude, a Praça 9 de abril e toda a zona envolvente – o epicentro da dinâmica natalícia, o espaço para sonhar, enfim, o lugar do Natal.
A magia começa a ser criada já no próximo dia 22 de novembro com a ligação da iluminação natalícia que vai encher as ruas da cidade e das vilas do concelho (Joane, Ribeirão e Riba de Ave) de brilho e cor. Será também ligado o som ambiente, concedendo a atmosfera perfeita para a época.
Neste dia, começam a funcionar os divertimentos, como o carrocel, o comboio e os passeios de charrete para divertimento dos mais novos, mas também dos adultos. Abre também a pista de gelo, este ano no parque de estacionamento da Praça D. Maria II, bem no centro do núcleo urbano.
A 30 de novembro, o Circo de Papel regressa à cidade, com uma tenda gigante montada no Parque da Juventude. A iniciativa promovida pelo INAC – Instituto Nacional das Artes do Circo está de regresso com o novo circo e o espetáculo “Jardins”, inspirado no conto “O Rapaz de Bronze” de Sophia de Mello Breyner. O espetáculo destina-se ao publico escolar, instituições e também a toda a família, com várias sessões diárias até 3 de janeiro.
Mas é em dezembro, que a cidade se transforma no lugar do Natal com a inauguração da árvore e do espetáculo multimédia, que tem sido, nos últimos anos, a grande atração natalícia à cidade, chamando diariamente várias centenas de pessoas. São milhares de luzes que desenham imagens no ar ao som de melodias natalícias de encantar .
O Mercado de Natal volta a ser uma das grandes apostas do município, sendo que este ano estará organizado em duas partes, com uma zona para produtos alimentares e restauração e outra para a venda de artesanato e produtos locais.
Enquanto isso, entre 8 e 24 de dezembro, a Cabana Solidária do Pai Natal apela ao espírito natalício dos famalicenses, na Praça 9 de abril, com música ao vivo e muita animação.
A juntar a todas estas atividades, há ainda outras que apelam ao convívio dos famalicenses, como a Corrida S. Silvestre na noite de 23 de dezembro e o Porto de Encontro’19, na véspera de Natal a 24 de dezembro.
Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “Vila Nova de Famalicão assume-se como o lugar do Natal e tem muitas razões para o fazer”. “Com esta campanha vamos transformar Famalicão num lugar mágico com espaços para as crianças darem largas à sua imaginação e fantasia, mas também iniciativas que apelam ao espírito natalício de todos os famalicenses”, adiantou o autarca.
Quanto aos que vêm de fora visitar a cidade, o autarca diz que “há um mundo de encantar para conhecer e participar. Estamos preparados para receber os turistas que nos queiram visitar e temos muito para oferecer”.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: Município de Famalicão
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.