Referência cultural na região Norte e no país, a Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão celebra 18 anos de vida no próximo dia 1 de junho. São 18 anos de caminho afirmativo em que a captação de um público numeroso – já próximo dos 100.000 espectadores – se concretiza mediante a conjugação de uma programação contemporânea e diversificada em todas as artes, com destaque para a música, cinema, teatro, dança e pintura, entre outras. Sérgio Godinho e Frankie Chavez são as estrelas que aí se irão apresentar para abrilhantar a festa.
Com um brilhozinho nos olhos, Sérgio Godinho, o homem de sorriso aberto e franco, mas determinado e de voz firme e palavras incisivas e frequentemente indispensáveis, o escritor de canções de sabor inconfundível, desloca-se a Famalicão para apresentar ‘Nação Valente‘, o seu mais recente trabalho, unanimemente considerado um dos grandes discos de 2018.
O título anuncia “Nação Valente” e assim será, um espetáculo que terá como pano de fundo as mais recentes criações de Sérgio Godinho e que trouxeram colaborações inéditas, algumas até inesperadas, mas bem-sucedidas – David Fonseca, Filipe Raposo, Hélder Gonçalves, Pedro da Silva Martins ou o velho companheiro, José Mário Branco, partilharam com Sérgio Godinho as composições de uma parte significativa do seu 18º álbum de estúdio.
Mas talvez que estas apresentações possam assumir o título alternativo de “Nação Valente & Outras Histórias”, afinal estamos perante uma voz que nos conforta e inquieta desde a década de 1970 do século passado e em que olhar a sua obra é também descobrir uma parte significativa da nossa vivência, do nosso quotidiano, do amor, das lutas, das perdas e das alegrias. Em palco, “Nação Valente” crescerá. Às canções que compõem o disco juntar-se-ão outras, menos recentes, das mais e menos conhecidas, e que por certo enriquecerão o retrato desta nação, necessariamente valente, feita de vida.
“O que é que foi que ele disse?”
Mas a festa não se fica por aqui. A noite será longa, pelo que, no foyer, a festa continua depois do concerto de SG com Frankie Chavez.
Quando se estreou em 2010, Frankie Chavez conseguiu de imediato revelar todo o potencial, escancarando diante de si um mar infinito de possibilidades. O músico, cantor e compositor demonstrou entretanto ser capaz de enfrentar o palco como poucos, sozinho ou em grupo, ocupando o lugar sob os holofotes ou posicionando-se de forma discreta ao lado de companheiros que não dispensam a sua arte.
E, em estúdio, Frankie Chavez foi brilhando cada vez mais alto: lançou Family Tree em 2011, Heart & Spine em 2014 e Double or Nothing já na reta final de 2017. Cada um deles um tributo à grande arte que o inspira, aos mestres que o guiaram e, mais importante ainda, cada um deles um repositório de canções que lhe reafirmam as capacidades de equilibrar palavras, melodias, riffs, eletricidade e tensão acústica, com as cordas a provarem serem o ingrediente principal de uma melopeia que tem aprimorado a cada novo passo.
Agora é hora de voltar ao palco, de novo sem o amparo de uma banda, de novo disposto a olhar o público nos olhos, sem segredos e sem truques, sem distanciamentos e sem barreiras.
Imagens: (0) Casa das Artes (Arlindo Camacho e Rita Carmo), (1) Sérgio Godinho, (2) Peregrinus Studio
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais se podem referir, de forma não exclusiva, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, o seu contributo pode também ter a forma de publicidade.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*