A quarta edição do Festival Internacional de Música Religiosa encerra hoje, sábado, 20 de abril, pelas 21h30, com o concerto “Requiem da Paixão” em Ré menor KV. 626 de Mozart, uma obra de referência do repertório erudito da música ocidental, pela Orquestra de Guimarães e Coro Gaos, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.
O ‘Requiem da Paixão‘ é, por diversas razões, uma obra especial na produção de Mozart(1756-1791). (…) A obra foi encomendada em segredo pelo conde Franz von Walsegg para ser executada no primeiro aniversário de morte da sua esposa, mas Mozart faleceu antes de completar o Requiem. Assim, a sua viúva, Maria Constança, solicitou ao discípulo Franz Xaver Süssmayr, que a completasse, tendo o mesmo uma participação menor no conjunto da obra, segundo refere Frederico Toscano, no blogue de música clássica Euterpe. “Comenta-se, ainda, que Mozart estava convencido da proximidade de sua morte enquanto trabalhava no Requiem, e que tal composição se tornaria sua própria música fúnebre”, acrescenta.
“Em toda a extensão do Requiem, o resultado é impressionante: a obra possui tal potência expressiva, uma força comovente tão pronunciada (e, em alguns momentos, assustadora), uma coerência e unidade sistémica irretocável, que só pode ser obra de um músico excepcional… Contra as pretensões de Süssmayr, a própria envergadura do Requiem é mais do que suficiente. Na beleza e poderio da música está a melhor prova de que essa missa teve um autor essencial: Mozart’.
A Orquestra de Guimarães, projeto cultural criado em 2014 pela respetiva Câmara Municipal, apresenta-se como uma medida ambiciosa e singular que pretende integrar e potenciar o talento de artistas da região, alcançando dimensão global.
Na passada segunda-feira, a Orquestra de Guimarães participou no Concerto de Páscoa na Igreja de São José de Ribamar, na Póvoa de Varzim, com o Coro da Sé Catedral do Porto. Ontem mesmo, sexta-feira, este projeto criado pelo Município de Guimarães participou no Concerto de Sexta-feira Santa, que teve lugar na Igreja da Lapa, no Porto.
Para terminar a semana, está agendado o concerto no Centro Cultural Vila Flor, no âmbito do Festival Internacional de Música Religiosa, cujos bilhetes estão disponíveis em no sítio da bol.
Ficha técnica:
Grande Auditório do Centro Cultural de Vila Flor | 21h30
“REQUIEM DA PAIXÃO”
Lúcia Ribeiro – Soprano
Mariana Sousa – Mezzo Soprano
Marios Maniatopoulos – Tenor
André Henriques – Baixo
Orquestra de Guimarães – Maestro Vitor Matos
Coro Gaos – diretor titular Fernando Brionnes
**
*
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.
MB Way: 919983404
Netbanking ou Multibanco:
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
*