20/4 Guimarães

Música | Orquestra de Guimarães encerra Festival Internacional de Música Religiosa com ‘Requiem da Paixão’

Música | Orquestra de Guimarães encerra Festival Internacional de Música Religiosa com ‘Requiem da Paixão’

Pub

 

 

A quarta edição do Festival Internacional de Música Religiosa encerra hoje, sábado, 20 de abril, pelas 21h30, com o concerto “Requiem da Paixão” em Ré menor KV. 626 de Mozart, uma obra de referência do repertório erudito da música ocidental, pela Orquestra de Guimarães e Coro Gaos, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.

 

 

O ‘Requiem da Paixão‘ é, por diversas razões, uma obra especial na produção de Mozart(1756-1791). (…) A obra foi encomendada em segredo pelo conde Franz von Walsegg para ser executada no primeiro aniversário de morte da sua esposa, mas Mozart faleceu antes de completar o Requiem. Assim, a sua viúva, Maria Constança, solicitou ao discípulo Franz Xaver Süssmayr, que a completasse, tendo o mesmo uma participação menor no conjunto da obra, segundo refere Frederico Toscano, no blogue de música clássica Euterpe. “Comenta-se, ainda, que Mozart estava convencido da proximidade de sua morte enquanto trabalhava no Requiem, e que tal composição se tornaria sua própria música fúnebre”, acrescenta.

“Em toda a extensão do Requiem, o resultado é impressionante: a obra possui tal potência expressiva, uma força comovente tão pronunciada (e, em alguns momentos, assustadora), uma coerência e unidade sistémica irretocável, que só pode ser obra de um músico excepcional… Contra as pretensões de Süssmayr, a própria envergadura do Requiem é mais do que suficiente. Na beleza e poderio da música está a melhor prova de que essa missa teve um autor essencial: Mozart’.

A Orquestra de Guimarães, projeto cultural criado em 2014 pela respetiva Câmara Municipal, apresenta-se como uma medida ambiciosa e singular que pretende integrar e potenciar o talento de artistas da região, alcançando dimensão global.

Na passada segunda-feira, a Orquestra de Guimarães participou no Concerto de Páscoa na Igreja de São José de Ribamar, na Póvoa de Varzim, com o Coro da Sé Catedral do Porto. Ontem mesmo, sexta-feira, este projeto criado pelo Município de Guimarães participou no Concerto de Sexta-feira Santa, que teve lugar na Igreja da Lapa, no Porto.

Para terminar a semana, está agendado o concerto no Centro Cultural Vila Flor, no âmbito do Festival Internacional de Música Religiosa, cujos bilhetes estão disponíveis em no sítio da bol.

Ficha técnica:

Grande Auditório do Centro Cultural de Vila Flor | 21h30

“REQUIEM DA PAIXÃO”

Lúcia Ribeiro – Soprano

Mariana Sousa – Mezzo Soprano

Marios Maniatopoulos – Tenor

André Henriques – Baixo

Orquestra de Guimarães – Maestro Vitor Matos

Coro Gaos – diretor titular Fernando Brionnes

**

*

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos associados à sua manutenção e desenvolvimento na rede.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de transferência bancária.

MB Way: 919983404

Netbanking ou Multibanco:

NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL

*

Pub

Categorias: Agenda, Cultura

Acerca do(a) Autor(a) do artigo

Escreva um comentário

Apenas utilizadores registados podem comentar.