A estratégia da formiga – amealhar no tempo quente para usufruir no Inverno – está a ser colocada em prática no Município de Famalicão através de um projeto-piloto de economia circular assente na reutilização de materiais em circuito fechado que envolve os serviços da proteção civil da autarquia e a empresa famalicense Tec Pellets e que vai permitir aquecer as escolas do concelho de uma forma eficiente e económica.
O processo é simples e traz muitos benefícios, não só ao nível financeiro, mas também ambiental e social. Com o trabalho de limpeza da floresta e de solos de domínio público, os serviços municipais da Proteção Civil recolhem durante o ano, com particular força na primavera, os sobrantes do material vegetal decorrente da limpeza dos terrenos, entregando-os à empresa Tec Pallets. Com este material, a empresa produz pellets que são depois empregues na alimentação das caldeiras de aquecimento das escolas do concelho, proporcionando conforto e bem-estar às crianças famalicenses, durante o inverno.
O projeto-piloto está a ser desenvolvido com sucesso ao longo deste ano no Jardim de Infância de Requião, onde, na sexta-feira, 8 de fevereiro, pelas 10h30, vai decorrer a assinatura do contrato entre a autarquia famalicense e a empresa produtora das pellets que vai permitir o alargamento do projeto a outras escolas do concelho.
A previsão é que uma escola consuma cerca de 3 toneladas de pellets por ano escolar para o seu aquecimento, sendo que, por cada tonelada o município terá de entregar 12,5 toneladas de material vegetal.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagem: FamaConcret
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Visite também os nossos anunciantes.
Gratos pela sua colaboração.