Aquecimento nas escolas passa a estar assente na reutilização de biomassa em circuito fechado
Famalicão implementa projeto-piloto de economia circular

Pub
A estratégia da formiga – amealhar no tempo quente para usufruir no Inverno – está a ser colocada em prática no Município de Famalicão através de um projeto-piloto de economia circular assente na reutilização de materiais em circuito fechado que envolve os serviços da proteção civil da autarquia e a empresa famalicense Tec Pellets e que vai permitir aquecer as escolas do concelho de uma forma eficiente e económica.
O processo é simples e traz muitos benefícios, não só ao nível financeiro, mas também ambiental e social. Com o trabalho de limpeza da floresta e de solos de domínio público, os serviços municipais da Proteção Civil recolhem durante o ano, com particular força na primavera, os sobrantes do material vegetal decorrente da limpeza dos terrenos, entregando-os à empresa Tec Pallets. Com este material, a empresa produz pellets que são depois empregues na alimentação das caldeiras de aquecimento das escolas do concelho, proporcionando conforto e bem-estar às crianças famalicenses, durante o inverno.
O projeto-piloto está a ser desenvolvido com sucesso ao longo deste ano no Jardim de Infância de Requião, onde, na sexta-feira, 8 de fevereiro, pelas 10h30, vai decorrer a assinatura do contrato entre a autarquia famalicense e a empresa produtora das pellets que vai permitir o alargamento do projeto a outras escolas do concelho.
A previsão é que uma escola consuma cerca de 3 toneladas de pellets por ano escolar para o seu aquecimento, sendo que, por cada tonelada o município terá de entregar 12,5 toneladas de material vegetal.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagem: FamaConcret
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Visite também os nossos anunciantes.
Gratos pela sua colaboração.
Pub
Acerca do Autor
Artigos Relacionados

Sessões decorrem ao longo do mês de março
Formação | Rui Sousa orienta oficina ‘Fotografia Básica’ na Póvoa de Varzim

No Minho, celebrações distribuem-se pelos concelhos de Arcos de Valdevez, Braga, Caminho, Guimarães, Famalicão, Fafe, Esposende e Viana do Castelo
Militância | PCP assinala 100 anos de vida nas ruas de Portugal
![‘O Povo votou [Costa] e o PS ganhou’](https://vilanovaonline.pt/wp-content/uploads/2022/01/o-povo-votou-e-o-ps-ganhou-antonio-costa-noite-eleitorral-encerramento-00-by-ps-248x165_c.jpg)
‘Vitória clara e esmagadora, faz-nos desejar que, para bem da maioria dos portugueses, dentro de 4 anos o julgamento volte a ser positivo, pois será sinal que António Costa e o Partido Socialista cumpriram com o que propuseram realizar’
‘O Povo votou [Costa] e o PS ganhou’

Reedição dedicada aos profissionais de saúde e fornecedores de bens básicos
Música | Estudantina de Coimbra lança nova versão de ‘À Meia Noite ao Luar’

Vivenciar o espírito da época
Séniores | Centros Ocupacionais da Póvoa de Varzim adocicaram Páscoa dos utentes
Comente este artigo
Only registered users can comment.