Festa do Avante! apresenta livro sobre lutas operárias em Riba d’Ave

Festa do Avante! apresenta livro sobre lutas operárias em Riba d’Ave

Pub

 

 

É já a 1, 2 e 3 de Setembro que se realiza a Festa do Avante!. Naquela que é considerada por muitos a maior iniciativa política e cultural que se realiza no nosso país, Abílio Rocha irá dar a conhecer o livro “Margem Esquerda”, obra que se debruça sobre a vida na vila operária de Riba d’Ave, situada na margem esquerda do Rio Ave e onde as lutas operárias foram um importante contributo para o desenvolvimento da consciência de classe em todo o Vale do Ave. A sessão de lançamento deste volume terá lugar no pavilhão da Organização Regional de Braga do Partido Comunista Português (PCP Braga) – Minho na Atalaia – espaço onde a fraternidade e a alegria são marcas centrais regadas com muita música, gastronomia, artesanato, teatro, festa do livro e muito, muito mais que irá acontecer.

lutas operárias - riba d'ave - pcp - trapabalhadores - operários - lutas sindicais - direitos dos trabalhadores - capitalismo - democracia - liberdade - justiça social - o povo unido jamais será vencido - 1º de maio de 1974 - manifestação - festa do avante! - espaço - dorb - orbganização - braga - pcp - lutas operárias - riba d'ave - pcp - trapabalhadores - operários - lutas sindicais - direitos dos trabalhadores - capitalismo - democracia - liberdade - justiça social - o povo unido jamais será vencido - 1º de maio de 1974 - manifestação - ephemera

Neste ano em que se iniciam as comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril, a organização regional de Braga considera que “Alegria e Esperança” precisam ser arrastadas “para as muitas lutas travadas no distrito em defesa de uma região desenvolvida”, mas também “pela valorização dos salários”. Nesse sentido, para lá da apresentação do livro “Margem Esquerda”, a organização programou também 2 debates e o o habitual momento de solidariedade com delegações de partidos comunistas de todo o mundo.

Considerando também a Festa “um espaço privilegiado para a cultura e a criação artística”, a DORB esforçou-se no sentido de criar todas as condições “para que artistas e criadores de todas as formas de expressão encontrem lugar e espaço para apresentar aos visitantes da Festa os resultados do seu trabalho e do seu modo de olhar o Mundo”, pelo que as tradições artesanais do Minho e respetiva gastronomia não poderiam faltar no evento.

Gastronomia do Minho marca presença na Festa do Avante! (como não poda deixar de ser)

Assim, no pavilhão da Organização Regional de Braga do PCP marcam presença a gastronomia da região Minho, acompanhada pelo famoso e refrescante vinho verde (branco e tinto) típico do distrito que propicia o convívio, camaradagem e amizade característicos desta parte do Norte de Portugal.

No Restaurante, o visitante da Festa do Avante! pode encontrar o Bacalhau à Braga e o Arroz de Pato à Minhota, mas há mais alternativas para degustar. No Tasco, encontrar-se-ão disponíveis os habituais petiscos destes espaços no Minho: rojõezinhos, salpicão, caldo verde, bifanas à minhoto e as famosas pataniscas.

Em manifestação que acompanha a moda dos tempos, no espaço da Doçaria, haverá como novidade o Vinho Rosé, hoje em dia tão em voga e tão apreciado por comensais de todas as idades, ideal para acompanhar uma Clarinha de Fão ou uma Frigideira; se as preferências forem outras, o espaço disponibiliza também os famosos casadinhos, charutos, barcas do Cávado e queijadinhas.

Figurado de Barcelos e outras criações populares da região no Pavilhão do PCP Braga

Em 2023 assume destaque na participação da secção distrital de Braga do PCP o artesanato, feito pelas mãos de homens e mulheres do Minho que são referência nacional e que são uma parte importante do tecido produtivo e económico da região. O sector do artesanato emprega centenas de pessoas na região e desempenha um importante papel na produção nacional e nas exportações. “É fundamental a valorização do artesanato e dos artesão, lutar contra a precariedade que se verifica neste sector e pela criação de meios para os jovens artesãos poderem dinamizar a sua arte e criações”, considera a DORB.

festa do avante! - pcp - braga - vila verde - artesanato - gastronomia - minho -

Na presente edição da Festa, a Organização Regional de Braga conta com peças de diversos artesãos da região, dos trabalhos em palha, passando pelos brinquedos de madeira e lenços dos namorados às peças exclusivas da olaria de Barcelos.

Nesta edição apresenta, por isso, peças certificadas dos oleiros Irmãos Mistério, Irmãos Baraça, Conceição Sapateiro, Júlia Cota, Manuel Macedo, António Ramalho, João Ferreira, Eduardo e Jesus Pias, Laurinda Pias, Carlos Dias, Irene Salgueiro e mais novidades de artesãos emergentes.

festa do avante! - pcp - braga - barcelos - artesanato - gastronomia - minho -

EP ainda disponível online ou nas secções regionais do PCP

É ainda possível adquirir a EP, Entrada Permanente, para a Festa do Avante! 2023, online ou nos centros de trabalho do partido, pelo valor de 29,00€, bastante mais barato que as entradas simples para cada um dos dias do encontro a adquirir nas bilheteiras ao longo dos 3 dias do evento. Música, teatro, festa do livro, artes plásticas, gastronomia, artesanato, concursos de vários tipos, entre muitas outras atividades, serão motivo de festa para todos.

festa do avante! - partido comunista português - cultura - festa do livro - - livro - karl marx -

Aqueles que adquiram as EP através dos centro de trabalho podem ainda garantir lugar nas excursões organizadas pelo PCP, com partida de vários concelhos do distrito. Inscrições e informações no Centro de Trabalho do PCP mais próximo, ou através dos contactos: 253 61 68 50, [email protected].

festa do avante! - entrada - atalaia

Paulo Raimundo em estreia na linha da frente da Festa do Avante!

Os comícios políticos estarão também presentes, como não poderia deixar de ser. Mas, tal como na restante festa, a eles só assiste quem quer.  O PCP efetua aqui a sua rentrée política, com Paulo Raimundo em estreia à frente dos destinos do partido naquela que é uma Festa considerada como o resultado de “uma obra coletiva alicerçada e edificada pelos valores da generosidade, do empenhamento militante, da solidariedade e convívio fraterno”,

comício - pcp - partido comunista português - atalaia


Imagens: 0, 1) Ephemera, 2, 3, 4, 5) FdA


José Saldanha: um emigrante e empreendedor fafense lutador pela liberdade

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - diário digital de âmbito regional - famalicão - braga - barcelos - guimarães - santo tirso - póvoa de varzim - trofa - viana do castelo - esposende - som - ruído - ambiente - poluição - sustentabilidade - construção civil - economia - empresas

Pub

Hip-hop aos 50 anos: como as imagens, sons e movimentos deste género musical se espalharam pelo mundo

CCVF celebra 18 anos de vida com dança, música e teatro

Mostra de Artesanato de Barcelos vive 40ª edição

Donativos a VILA NOVA Online

Typical Me lançam primeiro EP com boas indicações para o futuro

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.