CCVF celebra 18 anos de vida com dança, música e teatro

CCVF celebra 18 anos de vida com dança, música e teatro

Pub

 

 

O Centro Cultural Vila Flor (CCVF), de Guimarães, vai comemorar o seu 18º aniversário – entre 15 e 23 de setembro – com um programa que reflete a sua dedicação a várias artes, convidando a dança (Cascas d’OvO, de Jonas&Lander), a música (Gabriel Prokofiev e Mr Switch com a Orquestra de Guimarães, e Pedro Mafama) e o teatro (Palco Principal, dos SillySeason) para uma festa que terá uma simbólica entrada geral de 18 euros.

Cascas d’OvO por Jonas&Lander

Jonas&Lander é uma dupla de coreógrafos portugueses detentora de uma forte assinatura de autor, de contornos singulares. Depois de já terem brindado o público vimaranense com a apresentação de vários dos seus trabalhos, Jonas&Lander juntam-se à celebração do 18º aniversário do CCVF com “Cascas d’OvO” (2013), a sua primeira cocriação, uma peça que nasceu da necessidade de explorar uma comunicação telepática, sobre-humana, enquanto expoente máximo da conexão relacional de um casal.

Gabriel Prokofiev e Mr. Switch com Orquestra de Guimarães

Gabriel Prokofiev, neto de Sergei Prokofiev e um dos importantes compositores contemporâneos, foi convidado a dirigir um concerto em colaboração com a Orquestra de Guimarães, para assinalar os 18 anos do CCVF. A partir do seu repertório, onde cruza o domínio da linguagem clássica com eletrónica, turntablism e outras estéticas, Gabriel Prokofiev vem a Guimarães desafiar as convenções e demonstrar como as suas obras são um território híbrido e fascinante, na exploração das várias possibilidades que a arte permite. Na celebração dos seus 18 anos de existência, o CCVF recebe a Orquestra de Guimarães que se propõe a percorrer novos caminhos sonoros criados pelo reputado compositor inglês, em parceria com o cúmplice Mr. Switch.

Pedro Mafama

Pedro Mafama está a marcar uma narrativa única. Em “Estava No Abismo Mas Dei Um Passo Em Frente”, o seu segundo álbum, o artista mostra o resultado de anos de estudo da música popular portuguesa, debruçando-se sobre os bailes, as marchas e as rumbas portuguesas, com composições da sua autoria. “Estrada”, tema que junta o cante alentejano com a rumba portuguesa numa viagem pelas estradas do seu universo, “Preço Certo”, inspirado na música tradicional de baile, filmado precisamente no mítico programa da televisão portuguesa, e “Marcha Bonita”, onde Pedro Mafama se inspira na cidade de Lisboa e canta-lhe uma marcha popular, são alguns dos seus temas de maior sucesso.

Palco Principal pelo coletivo SillySeason

Em “Palco Principal”, a nova criação do coletivo SillySeason, o olhar recai sobre o universo de Tchékhov e d’”A Gaivota” e encerra uma temporada de espetáculos que, partindo de um clássico da dramaturgia europeia, tendem a resgatar e inscrever narrativas perdidas na maior ficção de todos os tempos – a História. A história é a maior ficção que já nos contaram e viver (a vida e arte) é um luxo que só existe para alguns de nós. Em “Palco Principal” sejam bem-vindos ao palco do cansaço e da self-delusion. Cedemos o palco e a vida e sentamo-nos na plateia, não porque não gostamos do palco, mas porque é urgente erigir um novo palco, mais representativo e igualitário. Mas atenção: este é um espetáculo para rir.

Pedro Mafama com entrada gratuita, restante programa por apenas 18,00€

Oferecido à cidade de Guimarães e a todas as pessoas que quiserem juntar-se nos jardins do CCVF, o concerto de Pedro Mafama, apresentado a 17 de setembro, é de entrada gratuita.

O bilhete geral para celebrar este aniversário, que dá acesso aos restantes espetáculos, disponível por 18 euros, bem como os ingressos individuais, já se encontram à venda nas bilheteiras físicas d’A Oficina e em oficina.bol.pt.


Imagem: CC Vila Flor


1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - diário digital de âmbito regional - famalicão - braga - barcelos - guimarães - santo tirso - póvoa de varzim - trofa - viana do castelo - esposende - som - ruído - ambiente - poluição - sustentabilidade - construção civil - economia - empresas

Pub

Preto e branco são as cores de Braga para o Dia Mundial da Fotografia

Calçado de Portugal resiste ao crescimento exponencial da Ásia

Cuidados de higiene: guia prático para cuidadores e pessoas com mobilidade reduzida

Colaboradores de VILA NOVA Online

Entusiasmo pela vida percorre as páginas de ‘Misericórdia’

Um mundo com mais respeito e tolerância com as mulheres

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.