«Encorajar uma maior prescrição de medicamentos genéricos», que atualmente atinge em 51,7% das prescrições médicas, é essencial para reduzir a franja da população portuguesa que não consegue comprar todos os fármacos prescritos, afirmou Manuel Pizarro, o ministro da Saúde.
O Ministro falava no final da cerimónia de apresentação do estudo «Índice de Saúde Sustentável 2021-2022», iniciativa da farmacêutica AbbVie, considerada recentemente o melhor lugar para trabalhar em Portugal, que concluiu que 1 em cada 10 portugueses não comprou, no ano passado, alguns dos medicamentos prescritos pelo médico por causa do preço, um valor que cresceu face ao ano transato.
Medicamentos não têm sofrido efeitos da inflação
De acordo com Manuel Pizarro, no entanto, em Portugal «não tem havido um aumento de custo dos medicamentos para as pessoas» pois os preços «têm-se mantido estáveis», pelo que é preciso prestar especial atenção às pessoas com maior vulnerabilidade económica para poder «compensar» essa dificuldade na compra de medicamentos, isto apesar de os preços dos medicamentos se manterem «estáveis».
Taxas de comparticipação dos medicamentos diferenciadas em função dos utentes
Na ocasião, Manuel Pizarro lembrou também que as taxas de comparticipação das pessoas com menos disponibilidade económica são mais elevadas do que as taxas de comparticipação gerais. «ainda assim, sempre que um estudo destes nos chama a atenção para um problema, temos que estudar como é que podemos chegar a esse setor da população que, sendo minoritário, tem que ter o mesmo direito que todos os outros» de recorrer aos medicamentos.
Alguns portugueses não conseguem comprar todos os fármacos que necessitam
Segundo o Índice de Saúde Sustentável, desenvolvido pela Nova Information Management School (Nova IMS), parceiro científico da AbbVie nesta iniciativa, 89% dos portugueses tomaram algum medicamento prescrito por um médico em 2022, mas o custo dos medicamentos fez com que 10% tivessem optado por não comprar algum dos fármacos prescritos.
Imagem: Towfiqu Barbhuya / Unsplash