‘A falsificação da História’ tema de conferência na BLCS

‘A falsificação da História’ tema de conferência na BLCS

Pub

 

“A falsificação da História”, conferência por Francisco de Azevedo Gomes, terá lugar na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), no âmbito do ciclo “Conhecer Braga, através das suas instituições, dos ilustres bracarenses e do seu património”, iniciado no ano de 2022. A sessão tem lugar no próximo dia 19 de Abril (Quarta-feira), pelas 18h00 horas, na Sala do Arco.

Este Ciclo de conferências “Conhecer Braga, através das suas instituições, dos ilustres bracarenses e do seu património” tem como objetivo dar a conhecer aos bracarenses as suas personalidades mais notáveis (com maior destaque em termos culturais e de pensamento crítico), a sua riqueza arquitetónica, as suas festividades cíclicas e as suas organizações.

Ao arrepio da máxima de que a «História é mestra da vida», eis que, em vez de encarada na sua autenticidade de sabiamente interpretada, se vai perpetuando a lide dos Poderes ora para, em muitíssimos aspetos, enormemente a falsear, ocultar, manipular, ora para induzir as mentes numa atitude de indiferença, insensibilidade, embotamento quanto ao manancial de lições que ela encerra. Por exemplo, quanto à ferina «Colonização Moderna» não se persiste em enaltecê-la como uma singular epopeia?

Antero de Quental, em «Causa da Decadência dos Povos Peninsulares nos Últimos Três Séculos» lá clama: «Como era possível, com as mãos cheias de sangue e os corações cheios de orgulho, iniciar na civilização aqueles povos…?».

Em 2018, foi divulgado por não poucos meios de comunicação social que a Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância (ECRI) «confrontou» as autoridades portuguesas «com a necessidade de mudar-se o ensino da «História» (essa tão consagrada «historiografia oficial»), não podendo ignorar-se a «violência cometida contra os povos das ex-colónias».

Quem é o orador de ‘A falsificação da História’?

Gomes, Francisco de Azevedo. Poderes político e religioso são transpersonalistas, mergulhando o mundo na infelicidade. Braga: [F. A. Gomes], 2023, p. 4

Francisco de Azevedo Gomes, nasceu em 22 de setembro de 1942, na freguesia de Gamil, concelho de Barcelos. Licenciou-se na Faculdade Técnica de Lisboa, em 1971 e em 1972 apresentou a tese “Os Fataluku: grupo etnolinguístico de Timor”.

No ano de 1973, ingressou na Segurança Social de Braga, como técnico de planeamento e estatística, de onde se aposentou no ano de 2000. É autor de diversas obras, nomeadamente na área da antropologia, história e ciência política:

 Os Fataluku / Francisco de Azevedo Gomes. – Lisboa: Universidade Técnica. Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina, 1972;

 Cristãos ou demónios? civilizadores ou bárbaros? libertadores ou tiranos e piratas / Francisco de Azevedo Gomes. – Braga: F.A. Gomes, 1974;

 Infinda manhã primaveril após noite invernosa / Francisco de Azevedo Gomes. – Braga: Francisco de Azevedo Gomes, 1983;

 Falsificação da história / Francisco de Azevedo Gomes. – Braga: F.A. Gomes, 1998. – 2 v.

 O mundo jaz no maligno / Francisco Azevedo Gomes. – Braga: s.n., 2001;

 Técnica das danças de salão: valsa inglesa e jive / Francisco de Azevedo Gomes. – Braga: F.A. Gomes, 2008;

 Quase dois mil anos de falso cristianismo: Jesus é o grande desconhecido da humanidade: história, a imperiosa reflexão / Francisco de Azevedo Gomes. – [S.l.: s.n.], 2010 (Braga: APPACDM);

 Poderes político e religioso são transpersonalistas, mergulhando o mundo na infidelidade / Francisco Azevedo Gomes. – Braga: [F.A. Gomes], 2023.

No corredor central do ré-do-chão da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, entre os dias 17 e 30 de abril de 2023, estará patente uma exposição contendo a bibliografia do orador.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - diário digital de âmbito regional – minho - famalicão - braga - barcelos - guimarães - santo tirso - trofa - vila do conde - póvoa de varzim - viana do castelo - caminha - esposende - ponte de lima - maia - matosinhos - portugal

Pub



Colaboradores de VILA NOVA Online

Donativos a VILA NOVA Online

Publicidade em VILA NOVA Online: deixe aqui a sua Marca

Pub

Categorias: Agenda, Braga, Cultura, História

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.