As visitas às Oficinas de Arte Sacra de São Mamede do Coronado estão de regresso. Prosseguindo o sucesso das visitas já realizadas em abril e julho passados, a Trofa organiza mais uma visita guiada às oficinas de arte sacra de São Mamede do Coronado, no próximo domingo, dia 25 de setembro, entre as 9h30 e as 12h30. A visita enquadra-se na preparação do processo de candidatura da arte dos Santeiros de São Mamede do Coronado a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.
Embora documentos históricos relatem a existência de santeiros no território de São Mamede do Coronado, desde, pelo menos, o século XIX, é a partir de 1920 que os Santeiros de São Mamede do Coronado ganham projeção, com a criação da Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima pelo escultor popular José Ferreira Thedim. Desde essa data, este saber-fazer que nasceu nas oficinas de São Mamede, levou a imaginária religiosa destes artesãos herdeiros de uma técnica ancestral, aos quatro cantos do mundo. Hoje, a escultura de Nossa Senhora, que nasceu na oficina de José Ferreira Thedim, no Lugar de Fontes, continua a levar milhões de crentes ao Santuário de Fátima.
Trofa desenvolve estratégias de salvaguarda e preservação de património artístico popular
Reconhecendo a importância deste património cultural de excecional valor, a Câmara Municipal da Trofa tem definido, no âmbito das suas políticas culturais, um conjunto de estratégias para a sua salvaguarda e valorização.
Além de estar a implementar, em articulação com o IEFP, um curso profissional de escultura e pintura de arte sacra que assegure o ensino do ofício, estuda, publica e expõe sobre o tema. Adquiriu e conserva os espólios da oficina de José Ferreira Thedim e da oficina de Avelino Moreira Vinhas para futura musealização. Em 2020, a Trofa candidatou-se e, na final, venceu o o programa televisivo das “7 Maravilhas da Cultura Popular” da RTP, projetando os Santeiros de São Mamede do Coronado para um patamar de grande visibilidade e reconhecimento público.
Visita gratuita aos Santeiros do Coronado têm inscrição obrigatória
O Ponto de encontro será o Largo da Igreja Paroquial de São Mamede do Coronado. A participação é gratuita e os interessados devem realizar a inscrição até 22 de setembro, através do e-mail: patrimoniocultural@mun-trofa.pt ou contacto telefónico: 252 409 290.
Imagens: 0) António Tedim; 1) RTP; 2) MTRF