Visita insere-se na preparação do processo de candidatura da arte dos Santeiros a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO

Trofa organiza visita às oficinas de arte sacra do Coronado

Trofa organiza visita às oficinas de arte sacra do Coronado

Pub

 

 

As visitas às Oficinas de Arte Sacra de São Mamede do Coronado estão de regresso. Prosseguindo o sucesso das visitas já realizadas em abril e julho passados, a Trofa organiza mais uma visita guiada às oficinas de arte sacra de São Mamede do Coronado, no próximo domingo, dia 25 de setembro, entre as 9h30 e as 12h30. A visita enquadra-se na preparação do processo de candidatura da arte dos Santeiros de São Mamede do Coronado a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Embora documentos históricos relatem a existência de santeiros no território de São Mamede do Coronado, desde, pelo menos, o século XIX, é a partir de 1920 que os Santeiros de São Mamede do Coronado ganham projeção, com a criação da Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima pelo escultor popular José Ferreira Thedim. Desde essa data, este saber-fazer que nasceu nas oficinas de São Mamede, levou a imaginária religiosa destes artesãos herdeiros de uma técnica ancestral, aos quatro cantos do mundo. Hoje, a escultura de Nossa Senhora, que nasceu na oficina de José Ferreira Thedim, no Lugar de Fontes, continua a levar milhões de crentes ao Santuário de Fátima.

Trofa desenvolve estratégias de salvaguarda e preservação de património artístico popular

Reconhecendo a importância deste património cultural de excecional valor, a Câmara Municipal da Trofa tem definido, no âmbito das suas políticas culturais, um conjunto de estratégias para a sua salvaguarda e valorização.

Além de estar a implementar, em articulação com o IEFP, um curso profissional de escultura e pintura de arte sacra que assegure o ensino do ofício, estuda, publica e expõe sobre o tema. Adquiriu e conserva os espólios da oficina de José Ferreira Thedim e da oficina de Avelino Moreira Vinhas para futura musealização. Em 2020, a Trofa candidatou-se e, na final, venceu o o programa televisivo das “7 Maravilhas da Cultura Popular” da RTP, projetando os Santeiros de São Mamede do Coronado para um patamar de grande visibilidade e reconhecimento público.

Visita gratuita aos Santeiros do Coronado têm inscrição obrigatória

O Ponto de encontro será o Largo da Igreja Paroquial de São Mamede do Coronado. A participação é gratuita e os interessados devem realizar a inscrição até 22 de setembro, através do e-mail: patrimoniocultural@mun-trofa.pt ou contacto telefónico: 252 409 290.

Imagens: 0) António Tedim; 1) RTP; 2) MTRF

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento - europa - história - cultura - grécia - maratona - guerra - ocidente - mundo islâmico - oriente

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.