Pub
O Palco das Artes, que será um dos maiores auditórios da região do Alto Minho, começa a nascer em Vila Nova de Cerveira. A intervenção, a desenvolver-se na praça superior do Mercado Municipal, confrontando com o edifício do Palácio da Justiça e a Praça da Galiza, consiste na construção de um grande auditório polivalente com capacidade para 408 lugares (com oito destinados a pessoas com deficiência motora). A empreitada, um dos maiores investimentos nas infraestruturas culturais nas últimas décadas, deverá ficar concluída até ao final do Verão de 2023.
Novo Palco das Artes de Cerveira pretende agregar procura cultural na região do Alto Minho e Galiza – Norte de Portugal
Da música clássica ao jazz, do teatro à dança, da ópera à literatura, da arquitetura ao cinema, os mais diversos tipos de artes de palco poderão ser exibidos no Cerveira – Palco das Artes. tendendo às suas condições, este será, ainda, um espaço capaz de receber conferências, palestras e reuniões profissionais de âmbito nacional e internacional. Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, ‘o novo espaço foi dimensionado e concebido para responder às necessidades dos dias de hoje, assumindo-se tecnológico, digital e inovador. Com estas valências promover-se-á uma nova geração na programação cultural do concelho, do Alto Minho e da região Galiza – Norte de Portugal’.
Cumprir programa eleitoral, aplicando nova estratégia turística na região
A obra representa, ainda, para Rui Teixeira, a oportunidade de “dar continuidade a um projeto do Partido Socialista interrompido em 2013, que à data, significaria que Vila Nova de Cerveira envergaria o maior palco cultural fechado de todo o distrito de Viana do Castelo”. Um compromisso eleitoral assumido e que já se encontra em curso. “Com este auditório vai ser possível implementar uma estratégia de captação de turismo e de agendamento de eventos para todo o ano, e não só durante a época de verão, contribuindo para uma maior atratividade”, conclui.
Investimento global de 2,7 milhões de euros
Com um valor contratual global na ordem dos 2,7 milhões de uros, trata-se de um investimento que corresponde a uma prioridade do Plano de Ação de Reabilitação Urbana de Vila Nova de Cerveira (PARU) e é cofinanciado, em cerca de 1,8 milhões de euros, pelo Programa Operacional Regional do Norte 2020 através de um fundo FEDER.
‘Alice in Magical Garden’ nomeado para Remarkable Venue Awards
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: MCRV
Pub
Acerca do Autor
Comente este artigo
Only registered users can comment.