Primeira travessia aérea do Atlântico Sul aconteceu há 100 anos

Gago Coutinho e Sacadura Cabral homenageados em Guimarães

Gago Coutinho e Sacadura Cabral homenageados em Guimarães

Pub

 

 

Gago Coutinho e Sacadura Cabral, os dois aviadores que completaram a primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul em 1922, foram homenageados, em Guimarães, esta sexta-feira, 2 de setembro, no âmbito das comemorações do centenário da efeméride. No âmbito da cerimónia, a cidade foi sobrevoada por aviões F16 da Força Aérea Portuguesa.

Gago Coutinho e Sacadura Cabral completaram a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, entre Portugal e Brasil, depois de viajarem 8.383 quilómetros em 62h26min de voo, a partir de Lisboa. A viagem, a bordo de um hidroavião, utilizou como meio de navegação astronómica o sextante de horizonte artificial inventado por Gago Coutinho e que se viria a tornar um meio fundamental na navegação aérea.

Homenagem aos aviadores portugueses prolonga-se até 13 de setembro

A cerimónia de homenagem foi realizada junto à escultura conhecida como Penedo dos Aviadores, localizada na Montanha da Penha, da autoria do escultor José Luís de Pina (inaugurada em 1927).

O programa das comemorações vimaranense contempla ainda a Exposição Itinerante dos 100 anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul, que está patente no GuimarãesShopping, e prolonga-se ainda entre os dias 10 a 13 de setembro, com realce para a Peregrinação ao Santuário da Penha e ainda o Concerto da Banda da Força Aérea.

gago coutinho - sacadura cabral - travessia aérea - atlântico norte - portugal - brasil - 1922

guimarães - homenagem - gago coutinho - sacadura cabral - 1ª travessia aérea do atlântico sul

O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, destacou a “ousadia e coragem” dos heróis da aviação, mas também a capacidade de “integrarem sabedoria com novos conhecimentos” para a realização de tamanho “feito heroico”. “Gago Coutinho e Sacadura Cabral mostraram coragem, audácia e ainda o espírito de fazer mais, através da inspiração que está enraizada na história de Guimarães, onde aconteceu a fundação de Portugal e se iniciou conquista do território nacional”.

“Neste dia em que estamos a homenagear os dois navegadores, somos inspirados a fazer novas conquistas e com integração de ciência, de conhecimento e cultura. Vamos continuar a seguir o exemplo dos dois heróis para abrir os horizontes de futuro”, afirmou ainda na cerimónia que contou também com as presenças do Tenente-General Rafael Martins, presidente da Comissão Histórico-Cultural da Força Aérea (CHCFA), representantes da Comissão Aeronaval 100TAAS e Roriz Mendes, juiz da Irmandade da Penha, entre outras individualidades.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer. vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão - governo - ambiente - energia - gás - eletricidade

Imagens: 0, 2) MGMR 1) CCM

Pub

Categorias: Guimarães, Reconhecimento

Acerca do Autor

Artigos Relacionados

Comente este artigo

Only registered users can comment.