Numa noite de festa oferecida a toda a cidade, com o verão quase a terminar e num momento em que a Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música assinala o muito desejado regresso à Avenida dos Aliados, a Sinfónica brinda o público, a 10 de setembro, pelas 22h00, com algumas das mais célebres aberturas de ópera do repertório, todas elas obras que se emanciparam das respetivas obras originais e que hoje integram o catálogo de orquestras do mundo inteiro. ,
Cartão-de-visita de muitos dos compositores mais criativos da história, as aberturas de ópera têm a missão de captar o ouvinte e de o preparar para o drama que se vai desenrolar em palco. São, por essa razão, peças em geral muito intensas e de um elevado grau emotivo. Neste concerto da Orquestra Sinfónica do Porto há ainda tempo para escutar os ecos do folclore cigano nas Danças Húngaras, de Johannes Brahms, mas também das canções populares italianas em Capricho italiano, obra escrita a partir da visita de Tchaikovski a Itália no Carnaval de 1880.
Maestro requisitado internacionalmente, o alemão Christoph Poppen é o convidado para uma noite que se espera inesquecível.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer. 
Imagem: CdM
Conchita, esse ‘obscuro objecto de desejo’ de Mathieu, e a intemporalidade da ‘guerra dos sexos’