Braga promoveu Campeonato Interescolas de Cálculo Mental Hypatiamat

Braga promoveu Campeonato Interescolas de Cálculo Mental Hypatiamat

Pub

 

 

O Município de Braga desenvolve, desde o ano de 2016, uma parceria com a Associação ‘Hypatiamat’ na promoção do cálculo mental. Esta parceria consiste em, através de uma plataforma informática, disponibilizar recursos para o ensino da Matemática no 1.º ciclo do ensino básico.

Por via do projeto ‘Hypatiamat’ são desenvolvidas (no decorrer do ano letivo) várias ações de formação a professores e alunos do ensino básico para a exploração do currículo da disciplina de Matemática, através de aplicações multimédia de conteúdos e de aplicações de jogos sérios.

A vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, refere que este é um projeto já indispensável para a comunidade educativa do concelho. “Esta iniciativa incide não só num trabalho direcionado ao aluno, mas também ao professor. As formações promovidas ao longo do ano letivo envolvem o professor no projeto para que, no posterior, possam desenvolver as atividades disponíveis na plataforma com os alunos. Trata-se de um processo com duas fases: formação de professores e transmissão da informação e estratégias de cálculo mental aos alunos”, refere a vereadora.

Carla Sepúlveda sustenta ainda que esta é uma forma original de aproximar os nossos alunos do cálculo mental e apurar o gosto pela aprendizagem da Matemática.

O ‘Hypatiamat’ tem como principal objetivo contribuir para a motivação do aluno na aprendizagem dos conceitos matemáticos, gerando uma melhor compreensão da natureza desta disciplina. É também uma forma de promover a qualidade do ensino/aprendizagem da Matemática.

A 6.ª edição do Campeonato de Cálculo Mental ‘Hypatiamat’ realizou-se no dia 14 de junho, entre as 08h00 e as 22h00, em formato digital. Estiveram envolvidos 13 Agrupamentos de Escolas, 174 turmas de 1.º ciclo e 3465 alunos.

Pub

Categorias: Braga, Ensino, Geologia

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.