Famalicenses festejam novamente a grande romaria em honra do santo mais popular de Portugal com as afamadas Marchas Populares, concertos, desporto e tradições pagãs e religiosas num total de cerca de 40 diferentes atividades

Santo António e Antoninas estão de volta a Famalicão

Santo António e Antoninas estão de volta a Famalicão

Pub

 

 

É no coração do Minho, em Vila Nova de Famalicão, que todos os anos, em Junho, se cumpre uma das muito animadas romarias do país. As Festas Antoninas, em honra do místico e asceta Santo António, mobilizam todo o concelho e chamam à cidade alguns milhares de turistas. Em 2022 a Festa decorre entre 9 e 13 de junho.

Depois de dois anos atípicos, a cidade de Vila Nova de Famalicão tem agora, a exemplo de anos anteriores, o regresso das afamadas e populares Festas Antoninas. Por isso, na Cidade, já só se pensa na sardinha assada, no aroma dos manjericos, que os homens e os rapazes compram para oferecer à namorada com uma quadra popular em tom brejeiro ou jocoso, do algodão doce das farturas, mas também nos concertos e bailaricos ao som da música popular.

As festas concelhias de homenagem a Santo António, o mais popular de todos os santos portugueses, contemplam este ano um programa com cerca de 40 atividades, entre as quais se destacam o grandioso desfile das Marchas Antoninas – habitualmente o ponto mais alto da romaria -, o concerto de Diogo Piçarra, no dia 13, e o regresso dos “Toninho’s” para regozijo dos mais jovens.

Cinco dias de intensa romaria romaria em homenagem a Santo António

Aos mais pequenos cabe a honra de abrir as festividades, com toda a ternura e a criatividade das Marchas Infantis. Com os arquinhos empoleirados e as ancas a baloiçar, as crianças desfilam pela cidade, na quinta-feira, 9 de junho. para protagonizarem um dos momentos mais bonitos e encantadores de todo o evento.

Serão, ao todo, cinco dias intensos de festa que se esperam abençoados por Santo António, o Casamenteiro e Milagreiro. A romaria será marcada por inúmeras propostas culturais e desportivas que vão de encontro às várias gerações de famalicenses e aos muitos milhares de pessoas que visitam a cidade por esta altura.

Para lá dos destaques, refiram-se os vários apontamentos musicais, todos gratuitos, que são habitualmente motivo de grande aglutinação de populares nas festas de Vila Nova de Famalicão, com a presença de grandes nomes da música nacional. Além de Diogo Piçarra, contemplam os agrupamentos Alvorada Musical e Zezé Fernandes, no dia 9, Nuno Portugal e Os Pêgas, dia 10, e a estreia musical de Jess e Retimbrar no dia 11 de junho.

Como quase todas as festas populares, as Antoninas vão também chamar os famalicenses para a prática desportiva. Este ano, contam-se perto de uma dezena de provas, com destaque para o Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, no dia 12, para a Caminhada Camiliana e a Descida Mais Louca, ambas no dia 10.

Marchas populares, o ponto mais alto da animação das Antoninas

Ao programa não faltam as tradições ancestrais que fazem das Antoninas de Famalicão um dos momentos mais esperados do ano pelos famalicenses e uma das grandes romarias do Norte do país: as marchas, a distribuição do pão e a procissão em honra de Santo António, o desfile etnográfico, a caminhada camiliana, o encontro de cavaquinhos e os cantares ao desafio, os arraiais, os saltos às fogueiras, entre outras.

Este ano, o grandioso desfile das Marchas volta a sair à rua na noite de 12 para 13 de junho. Os preparativos já começaram há meses e o momento mais esperado das Antoninas promete animar as ruas do centro da cidade, numa saudável competição entre associações e freguesias do concelho, com a exaltação, orgulho e paixão de quem é famalicense. Ao todo são sete as marchas participantes: Associação Recreativa e Cultural de Antas, União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz, Associação Cultural e Desportiva de São Martinho de Brufe, Casa do Povo de Ruivães, Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte – Carreira, Associação Cultural e Recreativa São Pedro Riba de Ave e LACS – Associação Cultural São Salvador da Lagoa.

Vertente religiosa na base da tradição popular de Famalicão

Destaque ainda para a vertente religiosa das Festas, no feriado do dia 13 de junho, com a procissão em honra de Santo António a percorrer as principais ruas da cidade. Antes disso, pela manhã realiza-se a Missa e a distribuição do Pão da Vida, cumprindo-se uma tradição secular.

 

Famalicenses ansiosos por voltar a festejar as Antoninas

Mário Passos, o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, vê com “muito entusiasmo” o regresso das Festas Antoninas nos moldes habituais. “Estamos todos com muita vontade de viver tudo aquilo a que nos vimos privados nos últimos dois anos. Dá para perceber o quanto os famalicenses estão ansiosos e entusiasmados por poder voltar a festejar as Antoninas, as grandes festas do nosso concelho”.

[em atualização]

Programa

9 de junho, 10h00 – Praça 9 de Abril

Inauguração da Exposição das Cascatas a Santo António/Cascatas Antoninas

Participantes: ACV, Associação Cultural de Vermoim, AFPAD, Associação Famalicense de Prevenção e Apoio á Deficiência (V. N. Famalicão), Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Agrupamento de Escolas de Pedome, Agrupamento de Escolas de Ribeirão, Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, Associação Cultural e Desportiva de S. Martinho de Brufe, Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB Valdossos (Fradelos), Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense, ADC, Associação Desportiva e Cultural de Arnoso Santa Eulália, BNV Associação Cultural e Social Pasteleiras de Vermoim, CNE Agrupamento n.º 441 de Castelões, GRECULEME, Grupo Recreativo e Cultural de Lemenhe, Grupo Infantil e Juvenil de Danças e Cantares de Joane, Grupo Infantil e Juvenil Santiago de Gavião, Rancho Folclórico Flor do Monte (Carreira), Rancho Folclórico da Associação Cultural de Gondifelos, Rancho Folclórico Santa Marinha de Lousado

9 de junho, 10h00 – Praça 9 de Abril

Inauguração da Exposição “Antoninas vão à Escola”

9 de junho, 11h00 – Praça 9 de Abril

Workshop “Estatuetas de Santo António”; Monitorização: Fundação Castro Alves; Público-alvo: Infanto-juvenil

9 de junho, 14h30 – Desfile das Marchas Antoninas Infantis

Percurso | Avenida 25 de Abril, Rua Adriano Pinto Basto, Rua de Santo António, Praça 9 de Abril, Rua Júlio Araújo, Avenida 25 de Abril, Parque 1.º de Maio;

Participantes: ACB Jardim Infância e ATL; Associação Gerações; Associação de Moradores das Lameiras; ATA – Associação Trabalhadores da ACO; Centro Social e Cultural Dr. Nuno Simões; Centro Escolar Luís de Camões; Centro Social da Paróquia de Landim; Centro Social de Calendário; Centro Social de Educação – Sol Nascente; Colégio Talvaizinho; Creche e Jardim de Infância D. Elzira Cupertino Miranda; Creche Guia; Engenho; Infantário da Casa do Pessoal do Hospital Distrital de Vila Nova de Famalicão; Mais Plural; Associação de Pais da EB/JI de Avidos e Lagoa; Creche e Jardim de Infância da Nossa Senhora da Lapa da Santa Casa da Misericórdia de Famalicão; Instituto S. José; Infantário Júlio Brandão; Jardim de Infância de Eiral; Escola Básica de Quintão; Escola Básica de Valdossos.

9 de junho, 21h00 – Praceta Cupertino de Miranda (Praça D. Maria II)

Concertos musicais: Zezé Fernandes – “30 já cá cantam”, Alvorada Musical

Dia 10 de junho (sexta-feira), 9h00 – Campo de Jogos do Operário FC

Primavera Desportiva 2022

Organização: Operário FC

10 de junho, 09h30 – Vila Nova de Famalicão a Seide S. Miguel

15.ª Caminhada Camiliana “Famalicão a Seide”

Percurso | VILA NOVA DE FAMALICÃO: Praceta Cupertino de Miranda, ANTAS: Rua Vasconcelos e Castro, atravessa a Av.ª Gen. Humberto Delgado, Alameda Francisco Sá Carneiro, atravessa o Parque da Devesa (pelo Auditório/Anfiteatro), Rua Fernando Mesquita, Rua José de Sousa Carvalho Brandão, REQUIÃO: Rua Horácio Rebelo Portela, Rua da Murgeira, Rua Nossa Sr.ª de Fátima, Rua Dr. Francisco Alves, Rua de Pidre, Rua do Outeiro, Rua do Bairro, entra e atravessa a Quinta do Bairro, atravessa um caminho florestal, entra e atravessa a Quinta do Xisto, Rua Padre António do Xisto
SEIDE S. PAIO: Rua das Casas Novas, Rua Joaquim Araújo Alves, Travessa Joaquim Cardoso Azevedo, Travessa Padre Augusto Araújo Alves, Rua da Bica Velha, Avenida Nova, SEIDE S. MIGUEL: Rua da Tapada, Rua Joaquim José Sousa Guimarães, atravessa a Rua S. Miguel, entra para a Eira da Casa de Camilo.

Colaboração cénica | GRUTACA – Grupo de Teatro Amador Camiliano, GRUCAMO – Grupo Caminheiros de Montanha, ACV – Associação Cultural de Vermoim – Núcleo de Teatro, FRATERNIDADE NUN ALVARES de Avidos; GRECULEME, Grupo Recreativo e Cultural de Lemenhe e Projeto AMARCULTURA

Colaboração Musical | Os Delaenses, Associação Cultural e Musical; Literatuna, Tuna de Letras da Universidade do Minho
Apoio | Junta da União de Freguesias de Seide

10 de junho, 15h00 às 23h00 – Alameda Caminhos de S. Tiago

7ª Descida Mais Louca de Famalicão

Organização | Associação Recreativa e Cultural de Antas

10 de junho, 15h00 – Ruas da Cidade

8º “Tocá Bombar”

Participantes: Os Delaenses, Associação Cultural e Musical (Delães), Grupo de Zés P’reiras Unidos da Paródia (Amarante), Bomboémia (Grupo de Bombos da Universidade do Minho – Braga), CNE AGRUP. 124 Lousado, Grupo de Bombos de Santa Maria de Jazente, Os Divertidos, Grupo de Zés P’reiras (Delães)

Percurso | Rua Manuel Pinto de Sousa, Rua Adriano Pinto Basto; Alameda D. Maria II; Rua Lourenço da Silva Oliveira, Rotunda D. Sancho I.

10 de junho, 16h00 Ruas da Cidade

Desfile Etnográfico

Grupos Inscritos: Grupo Etnográfico de S. Tiago da Cruz, Grupo Etnográfico Rusga de Joane, Grupo Folclórico Danças e Cantares de Joane, Grupo Folclórico de Nine, Grupo Folclórico Santa Leocádia de Fradelos, Grupo Infantil e Juvenil Santiago de Gavião, Rancho Etnográfico de Ribeirão, Rancho Folclórico da Associação Cultural e Desportiva S. Martinho de Brufe, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Calendário, Rancho Folclórico de Oliveira Santa Maria, Rancho Folclórico de São Julião de Calendário, Rancho Folclórico Divino Salvador de Delães, Rancho Folclórico Flor do Monte (Carreira)
Rancho Folclórico S. Pedro de Bairro, Rancho Folclórico Santa Marinha de Mogege, Rancho Folclórico São Miguel-o-Anjo (Calendário),

Percurso | Rua Manuel Pinto de Sousa, Rua Adriano Pinto Basto; Alameda D. Maria II; Rua Lourenço da Silva Oliveira e Rotunda D. Sancho I (onde termina)

Festival de Folclore

Palco 1 – Praça D. Maria II (topo sul)

1. Rancho Folclórico de Oliveira Santa Maria, 2. Grupo Folclórico Santa Leocádia de Fradelos, 3. Grupo Folclórico Danças e Cantares de Joane, 4. Grupo Folclórico de Nine, 5. Rancho Folclórico de São Julião de Calendário

Palco 2 – Praça – Mercado Municipal

1. Rancho Etnográfico de Ribeirão, 2. Rancho Folclórico Divino Salvador de Delães, 3. Rancho Folclórico Santa Marinha de Mogege, 4. Grupo Etnográfico de S. Tiago da Cruz, 5. Rancho Folclórico São Miguel-o-Anjo (Calendário)

Palco 3 – Praça 9 de Abril

1. Grupo Infantil e Juvenil Santiago de Gavião, 2. Rancho Folclórico S. Pedro de Bairro, 3. Rancho Folclórico Flor do Monte (Carreira), 4. Grupo Etnográfico Rusga de Joane, 5. Rancho Folclórico da Casa do Povo de Calendário

10 de junho, 21h00 – Praceta Cupertino de Miranda (Praça D. Maria II)

Concertos musicais: Nunno Portugal, Os Pêgas

11 de junho

08h30 29º Raid Antoninas 2022
Local: Parque de Estacionamento – Topo Sul do Estádio Municipal (Rua de S.Julião)
Organização: Clube Aventura de Famalicão

09h00 Taça de Portugal de Alex Ryu Jitsu “Open”
Local: Pavilhão Municipal das Lameiras
Organização: Federação Portuguesa Alex Ryu Jitsu, Associação Portuguesa Alex Ryu Jitsu, Associação de Artes Marciais de VN de Famalicão

14h30 3º Encontro de Tocadores de Cavaquinho
Local: Praça D. Maria II (topo sul)
Organização: Grupo de Cavaquinhos do Liberdade Futebol Clube
Ordem de atuação:
• Grupo de Cavaquinhos Liberdade F.C.
• Grupo de Cavaquinhos do Outeiro
• Grupo de Cavaquinhos do Porto
• Grupo de Cavaquinhos Merelim S. Pedro
• Grupo de Cavaquinhos de S. Félix da Marinha
• Grupo de Cavaquinhos de Soutelo Vila Verde

21h00 Concertos:
– Jess
– Retimbrar
Local: Praceta Cupertino de Miranda (Praça D. Maria II)

00h às 4h Toninho’s
DJ’s convidados:
– Cubita
– Overule & Landu Bi
– Diogo Fonseca
– Assis Martin
Local: Praceta Cupertino de Miranda (Praça D. Maria II)

12 de junho

07h00 Prova Columbófila das Antoninas – Concelhia
Local: Sede da Sociedade Columbófila de Famalicão
Organização: Sociedade Columbófila de Famalicão

10h00 Missa, Bênção dos Animais e Procissão
Local: Parque da Devesa (junto ao Citeve)
Percurso da Procissão | Parque da Devesa, Rua Mário Cesariny, cruza a Av. do Brasil em direção á Rotunda Bernardino Machado, Av. Narciso Ferreira, Rua Alves Roçadas (Capela de Santo António), Rua Vasconcelos e Castro, cruza a Av.ª Marechal Humberto Delgado, Alameda Francisco Sá Carneiro, Praça da Cidadania e Parque da Devesa.
Organização: Associação Amigos do Cavalo

10h00 XI Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado
Percurso | Partida; Rua Padre Benjamim Salgado; Jardim 1º De Maio; Av. 25 De Abril; Rua António Sérgio; Rotunda dos Pinheirinhos; Rua Alberto Sampaio; Rua José Casimiro da Silva; Rua José Carvalho Sá Miranda; Rua Nuno Simões; Rua Passos Manuel e Cruzamento para Rua de Souto de Macieira; Rua António Joaquim Garcia Carvalho; Rotunda da Escola; Av. Centenário da República; Rotunda do Outeiro; Rua Alberto Sampaio; Rotunda dos Pinheirinhos; Av. França; Rotunda Das Piscinas; Rotunda D. Sancho I; Rua D. Sancho I; Av. Dos Descobrimentos; Rotunda Da Paz; Av. Marechal Humberto Delgado; Rotunda Dos Rotários; Av. Marechal Humberto Delgado; Retorno antes do Túnel; Av. Marechal Humberto Delgado; Rotunda Dos Rotários; Av. Marechal Humberto Delgado; Rotunda da Paz; Av. Rebelo Mesquita; Rua D. Sancho I; Rotunda D. Sancho I; Av. de França; Rotunda das Piscinas; Rua Padre Benjamim
Salgado; Chegada.

III Caminhada Bernardino Machado
Percurso | Partida, Rua Pe. Benjamim Salgado; Parque 1.º de Maio; Av.ª 25 de Abril; Rua António Sérgio; Rotunda dos Pinheirinhos; Rua Alberto Sampaio; Rua José Casimiro da Silva; Rua José Carvalho Sá Miranda; Rua Nuno Simões; Rua Passos Manuel e cruzamento para Rua de Souto da Macieira; Rua António Joaquim Garcia Carvalho; Rotunda da Escola; Av.ª Centenário da República; Rotunda do Outeiro; Rua Alberto Sampaio; Rotunda dos Pinheirinhos; Av.ª de França; Rotunda das Piscinas; Rua Pe. Benjamim Salgado.
Organização: Divisão de Desporto

15h00 Música Popular na Praça
– Associação de Tocadores e Cantadores ao Desafio Famalicense
– Grupo de Concertinas Monte Santo André (Arnoso Santa Eulália)
– Escola de Concertinas Associação Cultural e Desportiva de S. Martinho de Brufe
Local: Praceta Cupertino de Miranda (Praça D. Maria II)

NOITE DAS MARCHAS ANTONINAS
21h30 Desfile das Marchas Antoninas 2022
Transmissão em direto do Portal do Município, Canal Youtube e Facebook.

Tema | Jornais de Vila Nova
Marchas Participantes | Ordem de Desfile:
1. Associação Recreativa e Cultural de Antas
2. União Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz
3. Associação Cultural e Desportiva de S. Martinho de Brufe
4. Casa do Povo de Ruivães
5. Associação Recreativa e Cultural da Flor Monte – Carreira
6. Associação Cultural e Recreativa S. Pedro Riba D’Ave
7. LACS, Associação Cultural S. Salvador da Lagoa
Percurso | Av.ª de França (junto ao Pavilhão Municipal), Rotunda D. Sancho I, Alameda D. Maria II, Rua Adriano Pinto Basto, Praça Álvaro Marques, Rua Manuel Pinto de Sousa e Paços do Concelho
Palco | Jardins dos Paços do Concelho

24h00 Fogueiras de Santo António
Local: Rua de Santo António

13 de junho

09h00 Antoninas Cup 2022
Local: Academia do Futebol Clube de Famalicão
Organização: Futebol Clube de Famalicão

10h30 Missa Solene em honra de Santo António
Local: Praceta Cupertino de Miranda (Praça D. Maria II)
Transmissão em direto do Portal do Município, Canal Youtube e Facebook.

12h00 Distribuição do Pão de Santo António
Local: Praceta Cupertino de Miranda (Praça D. Maria II)

14h30 Concerto ao Despique
– Bandas de Música de Famalicão
– Banda de Música de Riba D’Ave
Local: Praceta Cupertino de Miranda (Praça D. Maria II)

17h00 Procissão Solene em honra de Santo António
Percurso: Rua Alves Roçadas; Rua São João de Deus; Praça Álvaro Marques; Rua Adriano Pinto Basto; Topo Norte da Praça D. Maria II; Rua Alves Roçadas.
Organização: Conselho Económico e Paroquial de Antas

18h30 Entrega dos Prémios das Marchas Antoninas
Local: Praceta Cupertino de Miranda (Praça D. Maria II)

22h00 Concerto de Encerramento
Diogo Piçarra
Local: Anfiteatro do Parque da Devesa

24h00 Fogo de Artifício – Sessão Piro Musical
Local: Anfiteatro do Parque da Devesa

Programação complementar

Dia 10 de junho, 9h00 às 15h00 – 16.º Dia do Dador de Sangue

Organização: Associação de Dadores de Sangue de V.N. de Famalicão

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Imagens: MVNF

grego antigo - curso livre - andré antunes - communitas bracarensis

VILA NOVA. Conte connosco, nós contamos consigo.

O seu diário digital VILA NOVA Online é gratuito para os leitores e sempre será.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Publicidade (promoções temporárias e tabelas em vigor ):

Basta enviar-nos o comprovativo da sua compra e o conteúdo a publicar.

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Contacte-nos para situações especiais.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.