Filme com acrescida e brutal atualidade em torno da guerra na Ucrânia, estreia a 9 de junho

Manual de sobrevivência no Donbass num cinema perto de si

Manual de sobrevivência no Donbass num cinema perto de si

Pub

 

 

‘Na região leste da Ucrânia – o Donbass -, onde uma guerra híbrida mistura conflito armado, crimes e tumultos perpetrados por grupos separatistas, a guerra é chamada paz, a propaganda é erguida como verdade e o ódio finge ser amor’. Até parece que este é o início de uma notícia de verdade, mas trata-se tão-só de um olhar sobre um filme relativo a ‘um mundo perdido na pós-verdade e em identidades falsas’ que ‘diz respeito a todos’. É assim que Sergei Loznitsa mostra, a crú e a cores, no filme que realizou e ostenta como título Donbass, ele próprio o nome da região ucraniana onde na atualidade se desenvolve uma verdadeira guerra numa série de situações e episódios que podem parecer absurdos e grotescos, mas que, de facto, verdadeiramente acontecem.

Este ‘não é um conto sobre uma região, um país ou um sistema político. No Donbass, a guerra é chamada de paz, a propaganda é pronunciada como verdade e o ódio é declarado como amor’. Neste périplo pelo Donbass ‘desenrola-se uma cadeia de aventuras curiosas, onde o grotesco e o drama, mesclando comédia e tragédia, estão tão entrelaçados quanto a vida e a morte. Este não é um conto de uma região, um país ou um sistema político. De outro modo – avisa-se -, ‘trata-se de um mundo perdido em pós-verdade e identidades falsas. É sobre cada um de nós’.

Certo é que, neste momento, o filme ganhou uma acrescida e brutal atualidade, donde a obrigação da sua estreia no nosso país. E daí também a importância e a relevância da estreia desta obra de Sergei Loznitsa.

Inspirado em acontecimentos reais mas sendo um filme de ficção, Donbass vai desenrolando episódio atrás de episódio em que uma personagem de um nos conduz ao seguinte e assim sucessivamente. Abrindo e fechando com uma reportagem televisiva completamente encenada, o filme faz-nos entrar num mundo de pós-verdade em que a propaganda e a mentira tomaram conta de tudo.

donbass - sergei loznitsa - ucrânia - rússia - guerra - cinema - sátira - paz - ficção - filme - cinema

donbass - sergei loznitsa - ucrânia - rússia - guerra - cinema - sátira - paz - ficção - filme - cinema

Donbass, de Sergei Loznitsa, um retrato ficcionado da brutalidade da guerra na Ucrânia

Com efeito, acumulando episódios da vida nos territórios ocupados do Donbass – por separatistas e tropas russas informais – Sergei Loznitsa dá-nos um retrato brutal da situação que se vivia nesta região da Ucrânia desde 2014.

Donbass, o filme de Sergei Loznitsa, foi lançado a público em 2018, mas não teve, na altura, estreia em Portugal, nem em muitos outros países, embora o trabalho do realizador tenha sido consagrado no Festival de Cannes com o Prémio para a Melhor Realização na secção Un Certain Regard.

O filme teve antestreia em Portugal na recente Festa do Livro, em Belém, um acontecimento com organização da Presidência da República e da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) e estreia a 9 de junho nos cinemas.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

grego antigo - curso livre - andré antunes - communitas bracarensis

Ver [a guerra] de verdade em ‘Alemanha Ano Zero’ de Roberto Rosselini

VILA NOVA. Conte connosco, nós contamos consigo.

O seu diário digital VILA NOVA Online é gratuito para os leitores e sempre será.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91; BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Publicidade (promoções temporárias e tabelas em vigor ):

Basta enviar-nos o comprovativo da sua compra e o conteúdo a publicar.

Contacte-nos para situações especiais.

Envie-nos os seus dados. Receberá, na volta do correio, o recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

De que matéria se faz uma guerra?

A guerra é a guerra

A guerra é a economia por outros meios

Rússia: 3 sugestões de leitura para entender a nova Guerra Fria

Pub

Categorias: Agenda, Cinema, Cultura

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.