Na conferência “A Igreja da Lapa: um baluarte de fé entre a terra e o mar”, realizada na passada sexta-feira, a oradora Sandra Amorim explicou que o Bairro Sul da Póvoa de Varzim foi crescendo consoante as necessidades da comunidade piscatória, que precisava de ruas por onde se pudesse circular com os mastros das embarcações e de casas com amplos quintais para recolher os aprestos da sua atividade.
E é, também, neste Bairro e na década de 70 do século XVIII que nasce a Igreja de N.ª S.ª da Lapa, fruto da vontade e esforço da “Confraria da Senhora da Lapa, Amparo dos Homens do Mar“, criada em 1761 com propósitos de proteção dos pescadores e defesa dos interesses da classe. Durante a conferência foi possível perceber que, além de acentuar o movimento expansionista para sul, a Igreja de N.ª S.ª da Lapa era – e continua a ser – um símbolo do carácter e entreajuda da comunidade piscatória.
A iniciativa, desenvolvida com o apoio do Município da Póvoa de Varzim, contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, que elogiou o trabalho desenvolvido pela oradora Sandra Amorim e frisou que a construção da Igreja da Lapa – que este ano celebra 250 anos de existência – corresponde à materialização, há mais de dois séculos, da religiosidade das gentes do mar da Póvoa de Varzim.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Deolinda Carneiro realiza Conferência ‘As procissões da Igreja da Lapa’
Conferência ‘Arte e Igreja’ na Igreja da Lapa da Póvoa de Varzim
Imagem: MPVZ
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Visite também os nossos anunciantes.
Gratos pela sua colaboração.