Pub
A Queima do Galheiro, um dos ex-libris do Carnaval de Vila Nova de Famalicão, voltou a acontecer este ano nos lugares de Ferreirinhos e de Quinta/Sapugal, na freguesia de Fradelos, esta terça-feira, 1 de março. A tradição falou mais alto, tendo sido muitos os foliões famalicenses e de outros concelhos que se deslocaram a Fradelos para ver quem construía o Galheiro mais alto.
Tradição com origem incerta
Tradição popular, com origem incerta, a Queima do Galheiro é uma tradição da população de Fradelos, que ocorre no período das festas carnavalescas, mais concretamente, na noite de terça-feira de Carnaval. O Galheiro é constituído por um amontoado de restos das sementeiras, galhos velhos das árvores e silvado, em redor de um tronco de pinheiro – galheiro – assinalando inícios e fins de ciclos religiosos e das colheitas. Segundo a tradição, o Galheiro é sempre queimado ao escurecer e nunca deverá arder até depois da meia-noite, caso contrário, será um mau augúrio para as colheitas desse ano.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: MVNF
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: [email protected]
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Visite também os nossos anunciantes.
Gratos pela sua colaboração.
Pub
Acerca do Autor
Comente este artigo
Only registered users can comment.