Braga reúne cidades-parceiras para definir apoios a sem-abrigo

Braga reúne cidades-parceiras para definir apoios a sem-abrigo

Pub

 

 

Acabar com os sem-abrigo e a sua infeliz situação de indigência é o objetivo que levou à realização do encontro Bootcamp Roof – Integrated Action Plan Design Experience, nos dias 7 e 8 de fevereiro, em Braga, sob a égide do respetivo município, e que, reuniu, para o efeito, várias cidades europeias no sentido de se encontrarem soluções adequadas neste domínio.

Este encontro, dirigido ao Urbact Local Group (ULG) da Rede Europeia Urbactroof – Ending Homeleness, permitiu a co-construção do Plano de Ação Integrado do projeto “House of Skills”, uma solução inovadora de habitação de transição para as pessoas em situação de sem-abrigo, através de um programa de melhoria das competências pessoais, sociais e profissionais, em colaboração com as várias organizações sociais da cidade de Braga, que atuam neste domínio.

Rede europeia ROOF promove coesão social a partir de Braga

A iniciativa realizou-se no âmbito da participação da cidade de Braga no projeto ROOF – Ending Homelessness, que conta ainda com a participação de Ghent (Bélgica), Liége (Bélgica), Timisoara (Roménia), Odense (Dinamarca), Poznan (Polónia), Glasgow (Escócia), Salónica (Grécia) e Toulouse (França). Esta rede europeia que tem como propósito criar respostas habitacionais inovadoras para as pessoas que se encontram em situação de sem-abrigo.

Nesta abordagem, o Município de Braga em colaboração com o Núcleo de Planeamento e Intervenção da Pessoa em Situação Sem-Abrigo (NPISA), que integra organizações públicas e privadas da Rede Social de Braga, e com o ULG, definiu as principais linhas de ação para a criação deste projeto estratégico para a coesão social e inovação em Braga.

Projeto transversal partilha boas práticas em busca de soluções para pessoas sem-abrigo

As palavras mudança e compromisso foram a base orientadora e fundamental para a desconstrução e reflexão profunda de como co-construir, redesenhar colaborativamente o projeto “House of Skills”. Um projeto de todos, integrado, funcional e transversal, que pretende agregar a experiência, o conhecimento objetivo, a transferência de boas práticas de todos os agentes sociais que atuam na linha da frente na resolução de problemas de pessoas em situação de sem-abrigo.

A inovação, criatividade e a abordagem crítica e transparente estiveram sempre presentes em todas as dinâmicas de trabalho, contribuindo com ideias e propostas relevantes para a efetiva melhoria desta inovadora solução para a capacitação e integração social e profissional de pessoas em situação vulnerabilidade.

Enviado alerta ao futuro Arcebispo de Braga para situação de sem-abrigo

Porto Sentido quer reincluir 60 sem-abrigo até ao final de 2022

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - jornal diário digital generalista com sede em vila nova de famalicão

Exportações têxteis batem recordes em 2021

Imagens: MBRG

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: [email protected]

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Visite também os nossos anunciantes.

Gratos pela sua colaboração.

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.