trabalho - emprego - desemprego - trabalho por conta própria - trabalho por conta de outrem - empreendedorismo - norte - portugal - ccdr-n

Crescimento do emprego na Região Norte assegurado por Conta Própria

 

 

‘A população empregada do Norte no 3.º trimestre de 2021 aumentou em 71,3 mil face ao período homólogo de 2020’, segundo o Boletim Norte Conjuntura da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). De acordo com a instituição de administração e desenvolvimento regional, ‘os trabalhadores por conta própria representam agora a maior fatia (49,4 mil) dos novos empregos criados’.

Números da exportação de bens positivos juntam-se aos do emprego

A acrescer a estes números já de si positivos, ‘estes resultados são ainda acompanhados pelo reforço das exportações de bens, que registam um aumento de 6,5% no 3.º trimestre de 2021 em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. No plano nacional, o crescimento das exportações de bens registou um aumento de 12,2% durante o mesmo período’.

Desemprego estabiliza, apesar de agravamento entre os jovens

No que se refere à taxa de desemprego, esta ‘manteve-se praticamente idêntica, com uma variação de 6,3% para 6,2% entre o 2.º e 3.º trimestres de 2021, situando-se num valor muito próximo ao de Portugal (6,1%)’.

A taxa de desemprego jovem (entre os 16 e 24 anos), por seu turno, ‘sofreu um agravamento de 21,8% para 23,8% durante o mesmo período’, refere a CCDR-N.

Inflação do Norte de Portugal idêntica à do resto do país

A taxa de inflação da região Norte de Portugal sofreu também um aumento de 1,4%, mais 0,6 pontos percentuais em comparação com o trimestre precedente. A nível nacional a taxa de inflação fixou-se em 1,5% no 3º trimestre de 2021.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - notícias - informação - jornal - diário digital generalista de âmbito regional

Conselho Regional aprova estratégia de desenvolvimento para Norte 2030

Assédio no trabalho: e se o local de emprego passa a ser um campo de batalha?

Imagem: Brian Mars / Unsplash

VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Emprego, habitação, clima e cuidados sociais: preocupações maiores na XII Convenção do Bloco de Esquerda

Inovafil envolvida no desenvolvimento de capacete para o Exército Alemão

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Deixe um comentário