‘A população empregada do Norte no 3.º trimestre de 2021 aumentou em 71,3 mil face ao período homólogo de 2020’, segundo o Boletim Norte Conjuntura da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N). De acordo com a instituição de administração e desenvolvimento regional, ‘os trabalhadores por conta própria representam agora a maior fatia (49,4 mil) dos novos empregos criados’.
Números da exportação de bens positivos juntam-se aos do emprego
A acrescer a estes números já de si positivos, ‘estes resultados são ainda acompanhados pelo reforço das exportações de bens, que registam um aumento de 6,5% no 3.º trimestre de 2021 em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. No plano nacional, o crescimento das exportações de bens registou um aumento de 12,2% durante o mesmo período’.
Desemprego estabiliza, apesar de agravamento entre os jovens
No que se refere à taxa de desemprego, esta ‘manteve-se praticamente idêntica, com uma variação de 6,3% para 6,2% entre o 2.º e 3.º trimestres de 2021, situando-se num valor muito próximo ao de Portugal (6,1%)’.
A taxa de desemprego jovem (entre os 16 e 24 anos), por seu turno, ‘sofreu um agravamento de 21,8% para 23,8% durante o mesmo período’, refere a CCDR-N.
Inflação do Norte de Portugal idêntica à do resto do país
A taxa de inflação da região Norte de Portugal sofreu também um aumento de 1,4%, mais 0,6 pontos percentuais em comparação com o trimestre precedente. A nível nacional a taxa de inflação fixou-se em 1,5% no 3º trimestre de 2021.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Conselho Regional aprova estratégia de desenvolvimento para Norte 2030
Assédio no trabalho: e se o local de emprego passa a ser um campo de batalha?
Imagem: Brian Mars / Unsplash
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.
Inovafil envolvida no desenvolvimento de capacete para o Exército Alemão