De setembro de 2020 a setembro de 2021, o Centro Municipal de Informação ao Consumidor (CMIC) registou o atendimento a 2356 munícipes, dando resposta à prestação de informação para esclarecimento de dúvidas e prevenção de conflitos de consumo. Este serviço da Câmara Municipal da Trofa é gratuito e localiza-se no Fórum Trofa XXI.
O Centro Municipal de Informação ao Consumidor é um serviço municipal gratuito e tem como missão promover e salvaguardar os direitos dos consumidores, mediante o cumprimento dos seus deveres. A sua ação concretiza-se através da prestação de informação para esclarecimento de dúvidas e prevenção de conflitos de consumo, no apoio à elaboração de reclamações e na realização de mediação dos litígios de que fazem parte.
De setembro de 2020 a setembro de 2021, regista a autarquia da Trofa que este serviço municipal realizou atendimento a 2356 munícipes. Da totalidade dos atendimentos registados, o assunto mais recorrente está relacionado com serviços públicos essenciais, nomeadamente serviços postais e comunicações eletrónicas, energia e água, saneamento e recolha de resíduos sólidos urbanos, que atinge 1 763 atendimentos (74,83%). As questões mais colocadas estão relacionadas com faturação, seguindo-se a desconformidade do bem, isto é, defeito de produtos ou serviços.
Poucos casos enviados para o Tribunal Arbitral de Guimarães
Dos 2356 atendimentos ao longo deste ano, apenas 17 foram alvo de mediação, através do envio do respetivo processo para a alçada da TRIAVE – Tribunal Arbitral de Guimarães (Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave, Tâmega e Sousa). Foram arquivados favoravelmente 16 processos iniciados em 2020, com desfecho favorável aos consumidores, graças à intervenção do TRIAVE, e um deles foi arquivado dada a existência de processo de injunção.
De setembro de 2020 a setembro de 2021, o Centro Municipal de Informação ao Consumidor realizou 5 sessões informativas aos consumidores, duas delas especificamente dedicadas aos jovens.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Trofa reforça investimento na mobilidade suave e sustentável
Trofa decide instalar Parque Solar em Alvarelhos e Guifões, PS contesta
Imagem: MTRF
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver. Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é cidadania e serviço público. Para lá disso, é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira, para o que precisamos do seu apoio.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pelo apoio e colaboração.