A Fundação Cupertino de Miranda (FCM) lançou em setembro passado uma campanha de crowdfunding – Azulejos com Memória, para financiar o restauro dos painéis de azulejos que revestem o emblemático edifício-sede, localizado bem no coração da cidade de Famalicão, onde se encontra situado o Museu, a Biblioteca, os Serviços Educativos e um auditório, cuja autoria é de Charters de Almeida. ‘Deixe a sua marca, preserve a memória e proteja a nossa história’ é o lema associado a esta campanha que apela à ligação afetiva dos cidadãos com um símbolo da cidade.
A reabilitação tem como intuito preservar a obra de arte original do artista, que se tornou uma referência da cidade de Famalicão. Perante as condições de degradação dos painéis, a visibilidade e importância dos mesmos para a cidade, a decisão de restauro foi tomada após um longo período de reflexão com base em pareceres técnicos e de forma a assegurar o melhor restauro possível.
Assim, quem quiser deixar a sua marca e contribuir para a preservação da memória e história dos azulejos da Fundação Cupertino de Miranda, poderá efetuar um donativo e associar o seu nome num novo painel que irá surgir no teto da zona de passagem inferior da Praceta Cupertino de Miranda para a Praça D. Maria II e que registará o nome de todos quantos se associarem à Fundação nesta obra de requalificação.
Dez euros é o valor com que se poderá associar ao restauro de um azulejo, para um total de 54 mil azulejos distribuídos pelos 10 painéis existens na FCM. Por cada contribuição, o nome fica registado no azulejo. Poderá também inscrever o nome da sua família mediante uma comparticipação de 100 euros. Ficará assim para sempre associado aos azulejos e ao edifício da Fundação Cupertino de Miranda.
Para a execução desta obra complexa, a Fundação Cupertino de Miranda contará com a empresa Signinum, que, entre outras reabilitou ainda recentemente o Salão Egípcio, na cidade de Braga, e com o apoio científico do Instituto Politécnico de Tomar e da Universidade de Aveiro, na pessoa do Professor Ricardo Triães.
‘A Inocência de António Paulo Tomaz’ apresenta-se em Famalicão
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.