Fundação Cupertino de Miranda homenageia ‘obra de carácter raro e simbólico’

‘A Inocência de António Paulo Tomaz’ apresenta-se em Famalicão

‘A Inocência de António Paulo Tomaz’ apresenta-se em Famalicão

Pub

 

 

A Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, inaugura este sábado, 22 de outubro, pelas 19h00, a exposição surrealista ‘A Inocência em António Paulo Tomaz’. Esta exposição, que estará patente até 26 de fevereiro de 2022, é comissariada por Marlene Oliveira e Perfecto E. Cuadrado.

Cruzeiro Seixas dedicou especial atenção às formas de arte que contrariavam o estatuto de artista, estimulavam a arte não ligada a escolas ou movimentos artísticos numa valorização do trabalho realizado por pessoas sem formação artística, que considerava como puras. Foi neste sentido que atuou valorizando o trabalho do amigo António Paulo Tomaz, estofador de profissão.

Sobre António Paulo Tomaz e as obras do autor por si guardadas, disse o grande mestre do Surrealismo: Não sei o que o António Paulo semeou, não sei o que colheu nesses quarenta anos de ausências; certamente se modificou, pois a vida de todos os dias não poderia aceitar alguém como ele era quando o conheci. Dele restam estes desenhos, que sempre me têm acompanhado. Tocado de poesia viveu. O mistério da vida não é nada, se comparado ao mistério da morte. Ele ignorava a sua capacidade de sonhar, ou fundia-a com o dia-a-dia.

António Paulo Tomaz, a merecida oportunidade para se apresentar

António Paulo Tomaz (Lousã,1928-2009) aproximou-se do surrealismo por influência de Cruzeiro Seixas e integrou a primeira exposição do grupo “Os Surrealistas”, em 1949, em Lisboa. Esta exposição, que juntou artistas como António Maria Lisboa, Cruzeiro Seixas, Fernando José Francisco ou Mário Cesariny, entre outros, serviu para definir publicamente a distância e uma espécie de rupture inaugurale em relação ao Grupo Surrealista de Lisboa. Esta exposição pretende, por isso, homenagear Cruzeiro Seixas, cumprindo um desejo seu de destacar a obra de António Paulo Tomaz, guardada numa gaveta no seu quarto.

Por outro lado, a presente mostra homenageia também um autor que pela sua breve passagem na história do Movimento Surrealista nos deixou uma obra de carácter raro e simbólico que excecionalmente teve a merecida oportunidade para se apresentar.

Fruto da mais recente incorporação proveniente do legado deixado por Cruzeiro Seixas, foi possível reunir um conjunto de obras da autoria do homenageado que nunca tiveram a merecida oportunidade para se apresentarem. A Fundação Cupertino de Miranda propõe assim esta mostra como um intento de “desocultação” da obra, da pessoa e da personagem de António Paulo Tomaz, dando a conhecer ao público um pouco mais  da história da intervenção surrealista em Portugal, reabilitando o real quotidiano na direção de um novo real poético presidido pelo Amor, Liberdade e Poesia.

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

governo - secam - ambiente - praia segura - prr

Imagens: DR

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

VILA NOVA é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.

MBWay: 919983484

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Gratos pela sua colaboração.

Pub

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.