A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), enquanto membro do Consórcio Internet Segura e responsável pela Linha Internet Segura, associa-se ao Mês Europeu da Cibersegurança — inciativa fundamental para a promoção e divulgação de boas práticas de cibersegurança e ciberhigiene. No âmbito desta iniciativa, a APAV irá destacar o tema com diferentes momentos de comunicação, incluindo o lançamento de uma nova campanha de sensibilização e a publicação da versão física do documento Data Detox X Youth.
A Linha Internet Segura encontra-se disponível para prestar esclarecimento e apoio a todas as questões relativas à segurança online.
- 800 219 090 (dias úteis 08h-22h)
- linhainternetsegura@apav.pt
Bastantes utilizadores ainda tomam poucos cuidados com uso da internet
Apesar de estarem cientes das ameaças à segurança dos seus dispositivos electrónicos, os utilizadores adotam uma postura reativa face a ataques informáticos que possam sofrer. Assim, 1 em cada 5 utilizadores de dispositivos electrónicos não toma medidas para proteger os seus dispositivos, no entanto refere que se um de seus dispositivos fosse hackeado, a grande maioria (87%) diz que tomaria medidas para mitigar os efeitos do ataque, a maioria refere que as ações a tomar seriam alterar a configurações de privacidade e/ou alterar as palavras-passe (51%), destaca o estudo 2021 Norton Cyber Safety Insights Report: Special Release – Home & Family.
Apenas cerca de 1 em cada 3 utilizadores nega permissões de acesso das aplicações aos dispositivos (35%), altera as palavras passe de origem nos dispositivos (33%), atualiza regularmente as palavras passe das suas aplicações (30%) ou instala software de proteção contra ataques informáticos (29%).
Nunca a segurança online foi tão importante
A pandemia de Covid-19 veio testar a resiliência da segurança online em todo o mundo, ao mesmo tempo que levou mais cidadãos a conduzir as suas vidas diárias online. As nossas vidas mudaram e em grande medida transferiram-se para o online, pelo que nunca foi tão importante como nos dias de hoje educar os utilizadores para uma utilização segura da Internet.
Recurso à Linha Internet Segura aumenta com pandemia
A Linha Internet Segura também tem verificado o aumento do número de contactos após a pandemia de Covid-19; no período de janeiro a setembro de 2021 já conta com um número de 337 contactos realizados para a sua linha de esclarecimento e apoio (Helpline), destacando que cerca de 30% dos contactos realizados estão associados a ataques à segurança da informação dos utilizadores, sobretudo esquemas de phishing (envio de emails fraudulentos tendo em vista a obtenção de informação pessoal e confidencial) e smishing (envio de SMS fraudulentas) e falsidade informática. Uma vez que estes esquemas criminosos são bem sucedidos, causam grandes impactos quer a nível pessoal como a nível patrimonial aos utilizadores vítimas deste tipo de cibercriminalidade.
Mês Europeu da Cibersegurança ajuda a divulgar e promover segurança online
O Mês Europeu da Cibersegurança (ECSM) é uma iniciativa anual de sensibilização organizada pela Comissão Europeia e pela Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA) dedicada à promoção da cibersegurança entre cidadãos e organizações e ao fornecimento de informações atualizadas sobre segurança online, através da sensibilização e da partilha de boas práticas.
O silêncio dos inocentes – o papel da vítima no sistema judicial
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagem: 0) Yu. Samoilov/Foter, 1) APAV
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.
*