A quota portuguesa na pesca de bacalhau, em 2022, mais do que duplica em relação ao presente ano, passando para 784 toneladas. Este valor representa um aumento efetivo de 168%, relativamente às 293 toneladas que a frota pesqueira portuguesa pode atualmente capturar deste espécime tão importante na mesa dos portugueses, onde o ‘fiel amigo’ é cozinhado de ‘mil e uma maneiras’.
Após uma semana de “intensas negociações” entre cerca de centena e meia de organizações na 43.ª reunião anual da Organização de Pescas do Atlântico Noroeste (NAFO), decorrida entre 20 e 24 de setembro, o anúncio coube, esta sexta-feira, à Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM). “As negociações foram difíceis, em particular no que respeitava ao bacalhau, mas os resultados finais foram positivos”.
Esta reunião anual “é de extrema importância para a frota de pesca portuguesa, que opera em águas internacionais, uma vez que visa estabelecer as possibilidades de pesca para o bacalhau, palmeta e cantarilho, espécies relevantes para a dieta alimentar dos portugueses”, salienta a DGRM.
Nas negociações intervieram a NAFO e as diversas Partes Contratantes, bem como Organizações Não Governamentais (ONG), Cientistas e Observadores diversos, entre os quais se incluíram armadores portugueses.
Em 2022 a 44ª reunião anual da NAFO irá realizar-se em Portugal.
‘Seaspiracy’ exibe pesca como principal problema dos oceanos
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Um terço dos peixes de água doce de todo o mundo encontram-se ameaçados
Imagem: Ortigamar Boutique
VILA NOVA Online: conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.
Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Paypal: pedro costa@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.
Gratos pelo seu apoio e colaboração.
*