HumanitAVE e P&D Factor avançam com projeto Conect

HumanitAVE e P&D Factor avançam com projeto Conect

Pub

 

 

Nesta manhã de domingo, 26 de setembro, teve início, em Vila Nova de Famalicão, a formação da bolsa de facilitadores do projeto Conect, um projeto das ONGD HumanitAVE, de Famalicão, e P&D Factor, de Lisboa, que pretende pôr os jovens, sobretudo da região Norte de Portugal, a falar e discutir direitos humanos e a serem agentes ativos de luta contra práticas nefastas nas comunidades, nomeadamente a Mutilação Genital Feminina e os Casamentos infantis, precoces e forçados.

Esta bolsa de facilitadores será formada para realizar ações de sensibilização em escolas secundárias da zona norte do país, numa lógica de multiplicação desta onda de ativismo em prol de um mundo melhor.

O que é o Conect?

No mundo, mais de 200 milhões de meninas e mulheres vivem com algum tipo de Mutilação Genital Feminina e 67 milhões foram casadas antes de completar os 18 anos. Este é um problema que  atinge também o nosso país, havendo identificações anuais de situações de Mutilação Genital Feminina e Casamentos infantis, precoces e forçados. A desinformação, os desconhecimentos ajudam a perpetuar as práticas nefastas e a esconder estas realidades que são problemas de muitas das comunidades em que nos vivemos.

O projeto Conect – Educação, Saúde e Igualdade procura, por isso, reunir jovens com vontade de fazer a diferença e trabalhar para o fim da Mutilação Genital Feminina e de outras práticas nefastas aos direitos humanos, empoderando-os e incentivando-os a serem parte da mudança.

Para tal, a HumanitAVE e a P&D Factors propõem-se construir uma bolsa de pontos focais constituídos por jovens universitários que irão dinamizar sessões de consciencialização em escolas secundárias. A bolsa de pontos focais será alvo de capacitação para a realização de sessões junto de jovens, sendo objetivo desta ação, realizar uma educação interpares que promova o pensamento crítico e o envolvimento dos jovens.

No final, serão construídas recomendações em torno do trabalho com jovens na área destas práticas nefastas para a sociedade e haverá um momento de partilha de final de projeto.

Trabalho prosseguirá na Guiné-Bissau

A Humanitave e a P&D Factor pensam ainda prosseguir este trabalho, na Guiné-Bissau, junto de jovens líderes de diferentes comunidades, a fim de se promover um caminho e um diálogo entre a realidade nacional e dos países onde estas práticas se encontram culturalmente instituídas.

HumanitAve recebe apoio solidário do nBanks

1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.vila nova online - 1ª página - finanças - europa - prr - joão leão - primeiro pagamento

governo - secam - ambiente - praia segura - prr

AECCB e Humanitave promovem ‘PUNTU’, uma ponte de esperança entre Portugal e a Guiné-Bissau

Imagem: DR

VILA NOVA Online: conte connosco, nós contamos consigo.

Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.

Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedro [email protected]

Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.

Gratos pelo seu apoio e colaboração.

*

Publicidade | VILA NOVA: deixe aqui a sua Marca

Pub

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.