A União Europeia (UE) atingiu hoje a meta dos 70% de adultos a quem foi administrada a primeira dose da vacina contra a Covid-19, em linha com o ambicionado pela Comissão Europeia, revela o Serviço Nacional de Saúde (SNS). Em relação às do Reino Unido e dos Estados Unidos, a campanha de vacinação arrancou devagar devido a atrasos nas entregas de doses de vacina, principalmente da AstraZeneca, tendo a UE movido um processo à empresa por ter rompido com o que o bloco entende estar contratualizado no que se refere quer a prazos quer a quantidades.
A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, numa reação enviada à agência Lusa, referiu que «hoje, atingimos um marco importante, tendo 70% da população adulta da UE recebido uma primeira dose de uma vacina anticovid-19. É um momento de que a UE se pode orgulhar coletivamente».
Vacinação atual total atinge 57% dos adultos
A responsável diz também estar «satisfeita por 57% dos adultos da UE estarem agora totalmente vacinados» e que «as projeções mostram que vamos atingir o nosso objetivo de assegurar uma vacinação completa de pelo menos 70% até ao final do verão», sendo essa a grande meta estipulada por Bruxelas.
Stella Kyriakides reforça que «agora não é o momento de ser complacente e baixar a guarda» e pede aos «cidadãos para que confiem na ciência e se vacinem, para se protegerem a si próprios e aos outros à sua volta».
Também a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, salienta que «a UE cumpriu a sua palavra». «O nosso objetivo era proteger 70% dos adultos na União Europeia com pelo menos uma vacinação em julho e hoje atingimos este objetivo» referiu.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagem: Mat Napo/Unsplash