A associação cultural Fértil levará o espetáculo “Diálogo#1: Montes de Millho” até Famalicão neste fim-de-semana. De acordo com um comunicado da Câmara Municipal famalicense, o espetáculo “explora as experiências e memórias comunitárias” de quatro freguesias do concelho, com recurso a vídeo, teatro e música. A apresentação será exibida nos palcos de duas dessas freguesias: Cavalões e Louro.
Assim, o Salão da Junta de Freguesia de Cavalões receberá o espetáculo no Sábado, às 18h00. Já a exibição de Domingo acontecerá, no mesmo horário, no Salão Paroquial do Louro. Durante o espetáculo, a Fértil irá transmitir os vídeos dos testemunhos de quinze famalicenses, em coordenação com um performance musical do seu co-director artístico, Rui Leitão. Em consonância, a também co-directora Neusa Fangueiro realizará uma interpretação teatral.
Tradição do cultivo do milho no centro da ação
A composição artística de “Diálogo#1: Montes de Millho” baseia-se em relatos sobre a tradição do cultivo do milho e atividades sociais envolventes. Segundo com o Rui Leitão, a intenção foi transformar os depoimentos obtidos “num objecto artístico”. Para esse efeito, a associação cultural fez uma recolha videográfica nas freguesias de Gondifelos, Cavalões, Outiz e Louro. De acordo com o co-director artístico, o formato em vídeo não foi por acaso. Como o também director artístico acrescenta, “com a pandemia, pensamos em trazer a comunidade para o palco na mesma, mas em vídeo”. O objectivo foi “salvaguardar qualquer tipo de contaminação possível”.
O espetáculo “Diálogo#1: Montes de Millho” está inserido no projecto Há Cultura | Cultura para todos, promovido pelo Município de Vila Nova de Famalicão, é cofinanciado pelo Norte2020, através do Fundo Social Europeu.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagem: DR
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público. Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será. No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Obs: envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Obrigado pelo seu apoio e colaboração.
*