Pelos Trilhos da Chã de Arefe é a próxima caminhada que o Município de Barcelos disponibiliza aos praticantes da modalidade, integrada no programa “Caminhar para Conhecer Barcelos”. A exemplo de anos anteriores, tendo-se já iniciado em abril, este programa que visa promover e potenciar o património natural e cultural do concelho, muitas vezes situado fora das rotas turísticas habituais, inclui desta feita 14 iniciativas a realizar até ao final de 2021.
Esta iniciativa insere-se no conjunto de ações criativas que promovem a descoberta identitária do concelho de Barcelos e constitui um fator complementar à oferta para todos os que escolhem Barcelos para passar férias ou simplesmente um fim de semana numa das muitas unidades de alojamento espalhadas pelo território.
Durrães é o centro de uma viagem no tempo
Desta feita, “Caminhar para Conhecer Barcelos” atravessa Durrães, Aguiar e Tregosa. Trata-se de um percurso de pequena rota, de cariz arqueológico e paisagístico, situado a norte do território do concelho de Barcelos, envolvido pelo curso do Rio Neiva. Assinale-se que no Censual do Bispo D. Pedro (1070 – 1091) esta povoação é referida como Sancto Lanrenti de Zloranes que, aquando da instituição do Couto, por D. Afonso Henriques, em 1129, aparece já designada por Dorranes.
Num percurso de grande beleza natural, nos limites do concelho com Viana do Castelo, os participantes realizam nesta caminhada uma autêntica viagem no tempo, entre a atualidade e a pré-história, visitando um importante conjunto arqueológico de ocupações que vão da Idade do Bronze à Idade Média. Da sua herança histórico-cultural, sobressaem diversos vestígios arqueológicos, nomeadamente o Castro dos Castelos e o Penedo da “Pata do Mouro”.
O passeio entre o sopé do Monte de Arefe, percorrendo caminhos de terra batida, e o planalto da Chã de Arefe, permite alcançar um enquadramento paisagísitico de grande beleza que permite contemplar a ruralidade típica do Minho, mas também a emblemática Ponte Seca de Durrães.
“Caminhar para Conhecer Barcelos”
Para além da interpretação dos argumentos diferenciadores do território desde a natureza, à paisagem, aos vinhos, ao património religioso, até às artes e ofícios tradicionais, este programa que promove a criatividade e contacto com as gentes de Barcelos, permite a fruição do território em diversas perspetivas: turismo de natureza (Caminhar para Conhecer Barcelos – 10 rotas), turismo náutico (2 ações), turismo religioso (1 ação), rotas criativas do vinho e da vinha (3 ações), visita teatralizada à cidade de Barcelos (1 ação), Mundo Maravilhoso do Figurado (1 ação) e uma ação de Touring Performing.
As inscrições para a participação neste programa são gratuitas e obrigatórias e limitadas ao número de lugares, e devem ser realizadas com 10 dias de antecedência no Gabinete de Turismo e Artesanato ou através dos seguintes contactos: turismo@cm-barcelos.pt; tel. 253 811 882.
As inscrições e o normal decorrer das atividades estão condicionadas às regras sanitárias da Direção Geral de Saúde.
Estão previstas as seguintes etapas ao longo do ano:
24 de abril: No Trilho do Monte D’Assaia às Terras de D.António Barroso
15 de maio: No Trilho do Rio Cávado até ao Areal de Caíde
22 de maio: No Trilho da Terra Condal à Colina Sagrada dos Barcelenses
19 de junho: Pelos Trilhos de Monte de S.Gonçalo até ao Santuário Rupestre
24 de julho: Pelos Trilhos da Chã de Arefe
25 de setembro: Trilho do Monte do Facho
09 de outubro: Trilho das Poças
16 de outubro: Trilho da Broa Tradicional
13 de novembro: Trilho da Sra. da Consolação às margens do Rio Cávado
11 de dezembro: Pelo Trilho do Mundo Rural
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagem: M BCL
**
VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.
Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.
Gratos pelo seu apoio e colaboração.
*