Carlos Costa, o barcelense investigador na Universidade de Aveiro, realizou um relatório para a Comissão Europeia no sentido de avaliar o real impacto do COVID-19 no nosso país e formular recomendações para otimizar a aplicação dos financiamentos do FEDER e Fundo de Coesão para o setor do turismo em Portugal. O documento já foi entregue.
Um dos mais destacados peritos nacionais na área do Turismo, o trabalho do diretor do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT) decorreu de julho de 2020 até março 2021. O relatório já se encontra submetido em Bruxelas, tendo sido apresentado à Comissão Europeia e aos peritos que se encontram a fazer um relatório semelhante para Espanha, Grécia, Itália e Malta.
Preparar a retoma no Turismo
“Trata-se de um relatório com mais de 200 paginas, circunstanciado, que vai ser utilizado pela Comissão Europeia para negociar com Portugal os financiamentos do FEDER e Fundo de Coesão”, explica Carlos Costa. Quanto ao conteúdo do documento, para já, não está autorizado a divulgá-lo.
Ainda assim, Carlos Costa chama a atenção para “a necessidade de Portugal ter de se preparar para este quadro de financiamento, e para o trabalho que deve ser feito na área do turismo, sob pena deste setor, que foi o que mais sofreu com a pandemia, poder não vir a recuperar devidamente quando vão avultar financiamentos na área”.
“Os Técnicos da Comissão Europeia vão começar a fazer as reuniões com Portugal muito em breve, no sentido de negociar este novo quadro de financiamento”, alerta Carlos Costa.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Obs: em atualização.
Imagem: DR
**
VILA NOVA: conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque considera válido o trabalho realizado.
Apoie a VILA NOVA. Efetue um contributo sob a forma de donativo através de netbanking, multibanco ou mbway.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91 — BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Envie-nos os seus dados fiscais. Na volta do correio, receberá o respetivo recibo.
Gratos pelo seu apoio e colaboração.
*