Municípios Online é uma aplicação web desenvolvida pela Marktest, um visualizador de informação que permite conhecer melhor os concelhos do território nacional e que poderá ser uma ferramenta muito útil para uso dos atores e decisores locais numa época em que os municípios competem entre si para fixar e captar novos residentes.
Dotando os municípios da informação mais relevante para conhecer melhor o seu território e o seu enquadramento no todo nacional. O objetivo principal da ferramenta é analisar as forças e fraquezas de cada concelho, e dessa forma dotá-los de novas ferramentas para a sua promoção e valorização. Sendo certo que a ferramenta da Marktest tem vindo a registar várias alterações desde o seu lançamento, a mesma tem vindo a aser atualizada tendo uma das mais pertinentes atualizações a comparação de concelhos.
Dados estatísticos e respetivos gráficos facilmente acessíveis
Esta ferramenta lançada pela Marktest, grupo de estudos de mercado e processamento de informação, revela os indicadores estatísticos mais importantes de cada concelho para analisar as suas principais características e, através de vários modos de visualização, perceber o seu posicionamento em relação ao conjunto do país. A aplicação permite a visualização de todos estes dados estatísticos em formatos gráficos informativos, inovadores e apelativos, revela a Marktest.
Rating concelhio
Além disso, a ferramenta digital disponibiliza o Rating Concelhio, um novo conceito desenvolvido pela empresa, que permite dar uma notação a cada concelho em função de um conjunto de indicadores-base. Por essa via, possibilita a identificação imediata das áreas mais fortes de cada região, através dos ratings de Dinamismo Demográfico, Dinamismo Económico e Qualidade de Vida.
Comparação entre concelhos
A Marktest desenvolveu ainda um modo de análise da informação: a comparação de concelhos, cujo objetivo é dotar os utilizadores de uma ferramenta que permita de forma muito rápida colocar lado a lado as características que unem ou separam dois territórios.
Este modo de visualização encontra-se disponível na análise por concelho. Posicionado num determinado tema, o utilizador encontra uma nova caixa onde pode digitar o nome do concelho que pretende sirva de comparação com o que está a visualizar.
Rações para cães e gatos com descontos até 50%
Conteúdos disponíveis
A informação encontra-se estruturada em torno de 18 áreas, disponibilizando mais de 500 indicadores para vários anos, nomeadamente Agricultura, Automóveis, Banca, Comércio, Construção, Cultura, Demografia, Educação, Eleições, Emprego e Desemprego, Empresas, Energia, Famílias, Habitação, Índices Marktest, Rating Concelhio, Saúde e Turismo.
Já os indicadores disponíveis são os seguintes: Demografia, Famílias, Habitação , Educação, Saúde, Cultura, Empresas, Emprego e Desemprego, Actividades Económicas – Agricultura , Energia, Construção , Grandes Superfícies, Automóveis, Turismo, Banca, Eleições, Índices Marktest e Ratings concelhios
Funcionalidades
A aplicação, disponível em Municípios Online, começa por apresentar um dashboard com a síntese do Rating Concelhio, podendo desde logo analisar-se, de forma imediata, os principais pontos fortes e fracos do concelho selecionado.
Para cada um dos 18 temas disponíveis, os dados são apresentados de forma gráfica para melhor entendimento da sua estrutura e evolução no concelho.
Ao selecionar um indicador, a aplicação disponibilizam-se vários formatos de visualização da sua repartição no todo nacional.
9 Milhões de livros à sua escolha
Imagens: Marktest
**
*
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial) ou mbway.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.