Ensino | Aulas online facilitam crescimento de ‘cyberbullying’

Ensino | Aulas online facilitam crescimento de ‘cyberbullying’

Pub

 

 

 

A Polícia de Segurança Pública – PSP, responsável, pela segurança de 3.000 estabelecimentos escolares, frequentados por cerca de um milhão de alunos, alerta no início deste novo contexto de ensino online para um possível aumento do cyberbulling, sublinhando que este tipo de abusos comportamentais devem ser reportados às equipas da Escola Segura.

Atendendo à ocasião, a PSP lembra, por isso, em especial aos pais, professores e encarregados de educação, que “a continuação do ano letivo, agora no formato online, tem o potencial de fazer crescer o cyberbullying enquanto epifenómeno de bullying que, por meio das tecnologias de informação (redes sociais, plataformas de mensagens, jogos ou mensagens de texto), consubstancia os mesmos crimes de agressão, ameaça, injúria, difamação, perseguição ou devassa da vida privada”.

Crimes de bullying têm crescido nas plataformas online

O cyberbullying é um comportamento repreensível e que constitui crime. Em geral, visa uma ou um grupo de vítimas específicas, praticado de forma intencional, desigual e continuada no tempo, causando receio ou vergonha perante o grupo. Este comportamento altamente reprovável é observável na atitude de insultar, intimidar, humilhar, ofender, perseguir, ameaçar, assediar ou excluir.

Ao longo da última década “temos vindo a registar um aumento da frequência das injúrias e ameaças, estas frequentemente dirigidas como cyberbullying. Estas últimas, que representavam no ano letivo 2013/2014, 29% das ocorrências, chegam aos 40% do total de ocorrências no último ano”.

Trabalho constante no terreno

No sentido de alertar a sociedade para este problema e potenciais consequências no processo de desenvolvimento de crianças e jovens, o bullying tem merecido permanente atenção da PSP nos últimos anos. Permitir a sinalização e intervenção precoces constituem condições essenciais à diminuição do risco de registo de violência extrema.

A PSP tem desenvolvido permanentemente ações de sensibilização direcionadas para a comunidade escolar do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, dedicadas à prevenção e deteção de situações de bullying cyberbullying. Estas ações visaram sensibilizar alunos, pais, professores e assistentes operacionais para este tipo de violência, bem como consciencializar e capacitar este público para detetar sinais de alerta e apoiar e encaminhar vítimas e agressores.

Nos últimos dois anos letivos (2018/2019 e 2019/2020) a PSP, por intermédio do programa Escola Segura, concretizou 156.636 iniciativas em contexto escolar, das quais 2.710 foram dedicadas à temática do cyberbullying, abrangendo cerca de 65.000 alunos.

Diminuição geral das ofensas corporais

Por outro lado, assinale-se que, em Portugal, “temos vindo a constatar uma diminuição do total de ocorrências enquadráveis como bullying reportadas em cada ano letivo. Para além disso, regista-se igualmente a diminuição do peso relativo das ofensas corporais”.

Comunidade | Santo Tirso resgata concessão de água

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

*

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

*

Gratos pela sua colaboração.

*

Pub

Categorias: Sociedade

Acerca do Autor

Comente este artigo

Only registered users can comment.