A Florestas.pt – plataforma digital que se tem vindo a tornar uma referência na partilha de conhecimento técnico-científico sobre a floresta e respetivo setor económico – vai lançar uma nova área dedicada à formação, denominada de Academia Florestas.pt. As primeiras sessões contam com o contributo de especialistas portugueses em diversas áreas-chave do conhecimento florestal e serão disponibilizadas em formato vídeo, com a duração aproximada de 20 minutos.
Com estas sessões, todos aqueles que se interessam em saber mais sobre os ecossistemas florestais portugueses passam a ter acesso a um conjunto de conhecimento e informação contextualizada sobre a floresta nas suas múltiplas dimensões – natural, ambiental, social e económica – pela mão de reconhecidos especialistas.
“Dinâmica rural e florestal”, “A Floresta que temos e a Floresta que queremos” e “Floresta e Alterações Climáticas” são alguns exemplos de temas que estão em foco nesta Academia de formação. A abordá-los estão nomes conhecidos desta área de conhecimento, nomeadamente o arquiteto paisagista Henrique Pereira dos Santos, colonista regular no Público, Teresa Soares David, engenheira silvicultora e investigadora do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária – INIAV e Cristina Máguas, coordenadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c).
Conhecer, valorizar e cuidar da floresta portuguesa
Sob o mote “conhecer, valorizar e cuidar da floresta portuguesa”, e enquanto centro de conhecimento sobre os ecossistemas florestais portugueses e temas relacionados, o Florestas.pt, uma iniciativa da papeleira Navigator – é uma fonte informativa de referência na disponibilização de informação oficial e conhecimento técnico-científico sobre o setor, com dados nacionais que, sempre que possível, são enquadrados no contexto europeu e mundial.
O seu objetivo é levar os visitantes a conhecer, descobrir e valorizar a importância das florestas portuguesas e as várias dimensões que cruzam – naturais, ambientais, técnicas, sociais e económicas – assim como partilhar pistas sobre o que pode ser feito para fortalecer e cuidar destes ecossistemas.
O Florestas.pt conta uma equipa de especialistas na produção dos conteúdos que produz e ainda com conteúdos desenvolvidos em cocriação e assinados por especialistas parceiros, o que ajuda a estabelecer uma via mais direta para divulgar estudos, eventos e projetos técnicos e de investigação científica sobre temas florestais relevantes para conhecer, valorizar e cuidar da floresta portuguesa.
União Europeia falha compromissos de sustentabilidade nas pescas
Imagem: Florestas.pt
**
*
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
*
Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
*
Gratos pela sua colaboração.
*