Decorrem, até 14 de janeiro, as candidaturas ao programa das cidades circulares da DigiCirc, lembra o Município de Guimarães, apelando às empresas do concelho à participação neste importante programa de apoios à inovação na área da economia circular. As candidaturas, podem, no entanto, ser efetuadas a partir de qualquer localização geográfica nacional.
Esta plataforma pan-europeia abriu candidaturas a consórcios, compostos por pelo menos 2 PME e/ou empresas em fase de arranque, que apresentem soluções inovadoras propondo soluções para os desafios das cidades circulares contemporâneas, bem como na área da Bioeconomia e da Economia Azul. Ao todo, serão selecionados 15 consórcios para serem apoiados e o o Município de Guimarães procura parceiros para apoiar nessas candidaturas, em particular no que se refere aos desafios das cidades circulares, dada a sua aposta nesta área.
Tópicos do concurso DigiCirc:
Cidades Autónomas
A economia circular aplicada à cidade pode levar a cidades circulares autônomas e resilientes, criando ciclos de recursos produzidos e consumidos localmente;
Gestão de Resíduos
Garantir que um resíduo não seja mais um resíduo, minimizando sua produção e estendendo o tempo de uso (reutilização, reparo, venda, doação, etc.) e reciclando a matéria-prima;
Consumo Sustentável
Seja como cidadão em nossa vida privada ou como ator profissional durante o desenvolvimento do projeto, a noção de circularidade deve ser integrada em qualquer ato de compra; e
Educação
A transição para uma economia circular deve ser apoiada pela educação de profissionais, crianças e cidadãos, para que todos possam ser atores da mudança.
A Digicirc procura promover, em concreto, produtos inovadores nas áreas dos edifícios e construção, plásticos, comida, energia e água.
Apoios para conceção de produtos podem chegar aos 120.000 euros
Numa primeira fase, os consórcios selecionados receberão um financiamento direto até 20.000 euros e integrarão um programa de apoio à inovação altamente intensivo e inovador, durante 12 semanas e dividido em duas fases, para desenvolver o seu plano de negócios e adaptar a sua solução para a área visada. Já na segunda fase do programa, as empresas terão que demonstrar as suas soluções e serem capazes de adaptar a sua estratégia comercial.
No final do programa acelerador, serão selecionados 5 consórcios para receber um financiamento adicional de 100.000 euros. A partir desse momento, as empresas escolhidas terão até 6 meses para desenvolverem e ultimarem o seu protótipo e fazerem testes em ambiente operacional, tendo em vista o lançamento comercial do seu produto.
DigiCirc, plataforma das cidades circulares
O DigiCirc reúne empresas, instituições públicas e investigisadores para trabalharem juntos de modo a atender à urgente necessidade de tornar a economia mais sustentável. Pretende fazê-lo apoiando a “circularidade”, isto é, promovendo o uso de material e energia de forma mais eficiente, por mais tempo, e garantindo que as sobras e resíduos sejam usados por outra pessoa como sua entrada.
Para mais informações, contacte Inês Silva (IrRADIARE – Science for Evolution) através do telemóvel 935 252 454 ou do e-mail: ines.silva@irradiare.com.
1ª Página. Clique aqui e veja tudo o que temos para lhe oferecer.
Imagens: M GMR
VILA NOVA, o seu diário digital. Conte connosco, nós contamos consigo.
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A VILA NOVA é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a VILA NOVA é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a VILA NOVA tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade, entre outros.
Para lá disso, a VILA NOVA pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta. A melhor forma de o fazermos é dispormos de independência financeira.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de mbway, netbanking, multibanco ou paypal.
MBWay: 919983484
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
Envie-nos os seus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Gratos pela sua colaboração.