Caso único em Portugal, plataforma famalicense entre as boas práticas europeias pelo sexto ano consecutivo

União Europeia considera PASEC um projeto inspirador

União Europeia considera PASEC um projeto inspirador

Pub

 

 

União Europeia considera, mais uma vez, aPASEC – Plataforma de Ação Socioeducativa e Cultural, de Famalicão, um Projeto Inspirador e uma Boa Prática. É o sexto ano que isto sucede, sendo que a PASEC é a única organização portuguesa com este registo.

No âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade, novo programa europeu que surgiu em 2018, a PASEC foi reconhecida como um Projeto Pnspirador no âmbito dos seus projetos de voluntariado europeu e internacional que desenvolve junto de comunidades de risco.

Como Boa Prática, este reconhecimento surgiu no âmbito do Programa Erasmus +. Nessse aspeto particular, foi reconhecido o método de ação e formação de Simbologia Grupal, desenvolvido pela PASEC. Nos últimos 24 meses este método foi replicado em Itália, Espanha e Luxemburgo enquanto método de trabalho cooperativo capaz de ser usado em sala aula e em contexto de educação não formal como forma de consolidar as competências sociais, o trabalho interpares e projetos culturais e sociais junto das comunidades de origem.

Trabalho contínuo e consolidado assente em pedagogia de proximidade

Este ano, devido à Pandemia de Covid-19, os prémios foram divulgados através de sessões online através das Redes Sociais com a participação do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, o Ministro da Ciência e Ensino Superior e os Diretores da Agência Erasmus + Desporto e Juventude e a Agência Erasmus + Educação e Formação.

Neste âmbito, Sara Gomes, a Presidente da PASEC, salienta “que estes são dois prémios que muitos nos honram e que demonstram a excelência do trabalho de inovação social das equipas pedagógicas da PASEC”. Refere ainda “que estes dois importantes galardões de alcance internacional são o resultado de um trabalho continuado e consolidado assente numa pedagogia de proximidade que coloca os jovens no centro do seu processo de desenvolvimento psicossocial”.

Em 2020 a PASEC já tinha vencido o Prémio BPI La Caixa, um dos principais galardões nacionais no âmbito dos projetos de solidariedade social.

**

*

VILA NOVA, o seu diário digital

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

Vila Nova é cidadania e serviço público.

Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.

No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.

Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.

Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.

NiB: 0065 0922 00017890002 91

IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91

BIC/SWIFT: BESZ PT PL

MBWay: 919983484

Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt

Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.

Obrigado pelo seu apoio e colaboração.

*

Pub

About Author

Write a Comment

Only registered users can comment.