Pub
União Europeia considera, mais uma vez, aPASEC – Plataforma de Ação Socioeducativa e Cultural, de Famalicão, um Projeto Inspirador e uma Boa Prática. É o sexto ano que isto sucede, sendo que a PASEC é a única organização portuguesa com este registo.
No âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade, novo programa europeu que surgiu em 2018, a PASEC foi reconhecida como um Projeto Pnspirador no âmbito dos seus projetos de voluntariado europeu e internacional que desenvolve junto de comunidades de risco.
Como Boa Prática, este reconhecimento surgiu no âmbito do Programa Erasmus +. Nessse aspeto particular, foi reconhecido o método de ação e formação de Simbologia Grupal, desenvolvido pela PASEC. Nos últimos 24 meses este método foi replicado em Itália, Espanha e Luxemburgo enquanto método de trabalho cooperativo capaz de ser usado em sala aula e em contexto de educação não formal como forma de consolidar as competências sociais, o trabalho interpares e projetos culturais e sociais junto das comunidades de origem.
Trabalho contínuo e consolidado assente em pedagogia de proximidade
Este ano, devido à Pandemia de Covid-19, os prémios foram divulgados através de sessões online através das Redes Sociais com a participação do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, o Ministro da Ciência e Ensino Superior e os Diretores da Agência Erasmus + Desporto e Juventude e a Agência Erasmus + Educação e Formação.
Neste âmbito, Sara Gomes, a Presidente da PASEC, salienta “que estes são dois prémios que muitos nos honram e que demonstram a excelência do trabalho de inovação social das equipas pedagógicas da PASEC”. Refere ainda “que estes dois importantes galardões de alcance internacional são o resultado de um trabalho continuado e consolidado assente numa pedagogia de proximidade que coloca os jovens no centro do seu processo de desenvolvimento psicossocial”.
Em 2020 a PASEC já tinha vencido o Prémio BPI La Caixa, um dos principais galardões nacionais no âmbito dos projetos de solidariedade social.
**
*
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Paypal: [email protected]
Obs: envie-nos os deus dados e na volta do correio receberá o respetivo recibo para efeitos fiscais ou outros.
Obrigado pelo seu apoio e colaboração.
*
Pub
Acerca do Autor
Comente este artigo
Only registered users can comment.