Um novo ‘Mural pela Igualdade’ foi inaugurado em Braga, esta Sexta-feira, 11 de Dezembro, na Praça das Fontainhas, na Freguesia de S. Vicente. Para lá da mensagem plástica, sempre mais subjetiva que a escrita, o mural apresenta ainda uma mensagem de combate inscrita pela autora: ‘A liberdade é uma luta constante’.
Concebido pela artista bracarense Marta Calejo, o mural resulta de um desafio lançado pela UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, durante a terceira edição da Semana Municipal para a Igualdade que a Câmara de Braga realizou no passado mês de Outubro.
Marta Calejo, autora do mural, assinala que este foi um trabalho de natureza colaborativa, ou seja, a planificação do mural é de sua autoria, mas a execução foi entregue à população local. O processo de concepção foi documentado pelos alunos do curso de vídeo e fotografia da Escola Profissional de Braga. “A arte serve para desbloquear as discussões e os processos de reflexão, neste caso da condição da mulher o que é isto da desigualdade”, salienta a artista plástica.
‘Estimular práticas que salvaguardem a igualdade em todos os contextos da vida comunitária é uma das vertentes fundamentais do modelo de desenvolvimento preconizado para Braga’, referiu o edil Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga. Esta é uma forma de sensibilizar a população para a igualdade nas mais diversas vertentes. Lembra, por isso, o trabalho que a autarquia tem realizado, em parceria com diversas instituições para ‘promover a igualdade e estimular a consciência da população para a importância desta temática’.
A par da UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, o ‘Mural pela Igualdade’ contou com a colaboração da Junta de Freguesia de S. Vicente e da Escola Profissional de Braga.
Imagens: Sérgio Freitas/M BRG
**
*
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
*
Obs: envie-nos o comprovativo da transferência e o seu número de contribuinte caso pretenda receber o comprovativo de pagamento, para efeitos fiscais ou outros.
*
Gratos pela sua colaboração.
*