A 4ª edição da Escola Amiga já arrancou e vai estar a concurso até ao próximo dia 30 de junho de 2021. Alunos, pais, professores e diretores das escolas, podem candidatar-se a esta nova edição que tem como objetivo reconhecer, partilhar e estimular projetos educativos que criam, colocam em prática e partilham boas ideias para o desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar. Com uma nova categoria dedicada à Literacia, esta novidade pretende estimular a realização de projetos que combatam as várias iliteracias: literária, digital e/ou financeira entre outras.
Estímulo ao desenvolvimento dos alunos
A Escola Amiga pretende estimular as comunidades educativas e a sociedade em geral a olharem de forma renovada e inspirada para os aspetos primordiais do desenvolvimento dos alunos.
A iniciativa é da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), da LeYa e tem a marca do Psicólogo Eduardo Sá. A Escola Amiga da Criança procura projetos nas áreas de:
- Alimentação e estilo de vida saudável
- Cidadania, Inclusão e Atividades Extra
- Digital
- Envolvimento da Família
- Espaço Escolar
- Escola em Casa
- Sustentabilidade
- Múltiplas Literacias novidade
Todas as escolas podem candidatar-se no site oficial da iniciativa e os projetos serão posteriormente analisados por um júri. O projeto vencedor ganha 5.000,00€ (cinco mil euros) em livros LeYa.
A Escola Amiga premeia agora o projeto vencedor de cada categoria, no total de 8 categorias, com 1000,00€ em livros LeYa, uma oferta para a biblioteca da Escola. Existirão, à semelhança das edições anteriores, alguns prémios adicionais por categoria.
A 3ª edição da Escola Amiga contou com mais de 3.800 candidaturas.
Instituições que apoiam a iniciativa
A 4ª edição da Escola Amiga conta com o apoio da Católica Porto Business School, Faculdade de Educação e Psicologia | Universidade Católica Portuguesa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Fábrica Centro Ciência Viva, Universidade de Aveiro, Ciência Viva, The Inventors, Fundação Altice, , Associação ACEGIS, Ekui, Sociedade Ponto Verde, Associação Mutualista Montepio, Maped, Clube de LeYtura, note! e REN.
Esta nova edição conta também com o apoio institucional do Ministério da Economia e da Transição Digital, do Ministério da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde, do Ministério do Mar e do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.
Imagem: (0) António Freitas / Município de Famalicão, (1, 2) EAC
**
*
VILA NOVA, o seu diário digital
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.
A Vila Nova é cidadania e serviço público.
Diário digital generalista de âmbito regional, a Vila Nova é gratuita para os leitores e sempre será.
No entanto, a Vila Nova tem custos, entre os quais a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede, taxas específicas da atividade.
Para lá disso, a Vila Nova pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta.
Como contribuir e apoiar a VILA NOVA?
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo sob a forma de donativo através de netbanking ou multibanco (preferencial), mbway ou paypal.
NiB: 0065 0922 00017890002 91
IBAN: PT 50 0065 0922 00017890002 91
BIC/SWIFT: BESZ PT PL
MBWay: 919983484
Paypal: pedrocosta@vilanovaonline.pt
*