A Thought For Food (TFF) é uma organização mundial dedicada a capacitar a próxima geração de jovens inovadores e empreendedores em alimentação e agricultura, capacitando-os para gerar e dimensionar negócios inovadores que construam sistemas alimentares sustentáveis, inclusivos e resilientes.
Os jovens representam 28% da população mundial, sendo a geração mais diversificada, ávida de conhecimento, tecnológica e digitalmente experiente e globalmente conectada na história de toda a humanidade. Muitos jovens, todavia, deixaram de encarar a agricultura como uma profissão atrativa, o que resulta no decréscimo do número de agricultores. Apenas 11% das explorações agrícolas da União Europeia (UE) são geridas por agricultores com menos de 40 anos, enquanto 33% são geridas por pessoas com mais de 65 anos (CE, 2015) e em Portugal, 3,7% dos produtores agrícolas singulares têm menos de 40 anos (INE, 2016). Incentivar os jovens agricultores e assegurar a continuidade entre as gerações representa um verdadeiro desafio premente para o desenvolvimento rural, considerando que a produção mundial de alimentos precisa de ser duplicada até 2050 face ao crescimento populacional e à evolução dos hábitos alimentares.
Inspiração para o futuro da alimentação e agricultura
No Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro, 15h00 UTC), convido-o a fazer parte de uma experiência interativa e global que o irá inspirar para o futuro da alimentação e agricultura. O Thought For Food: the 2020 Challenge Finale será uma transmissão em direto que conta as histórias de jovens empreendedores rurais de todo o mundo que apresentam soluções para os problemas urgentes da alimentação e agricultura. Dos 5.200 participantes de 175 países foram selecionadas 10 incríveis startups que se apresentam agora mundialmente após uma longa jornada de mentoria. Da produção animal à biotecnologia, as soluções revolucionárias são representadas pela Aglonera (Indonésia), Poultry Farmers Management Systems/PFMS (Camarões), Banoo (Indonésia), BumbleChain (Nova Zelândia/Canadá), CBA Sementes (Brasil), microTERRA (México), Neurafarm (Indonésia), SyntheSea (Malásia/Global), WTH Foods (Filipinas) e Xilinat (México).
O Thought For Food: the 2020 Challenge Finale será uma transmissão em direto que conta as histórias de jovens empreendedores rurais de todo o mundo que apresentam soluções para os problemas urgentes da alimentação e agricultura.
Agricultura, a maior alavanca para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Na Indonésia, por exemplo, os vendedores do mercado dos grandes aglomerados urbanos não são propriamente os produtores dos produtos. Levantam-se às 2 ou 3 da manhã para comprar produtos frescos no mercado abastecedor para que possam abrir a sua loja de manhã cedo, vendem a produção até à noite, dormem algumas horas e depois repetem novamente o mesmo procedimento dia após dia. A Aglonera ajuda os vendedores ambulantes, trazendo os alimentos diretamente dos agricultores, reduzindo o tempo de viagem necessário todas as manhãs, garantindo preços de mercado mais baratos, produtos mais frescos e uma renda, em geral, mais alta para os vendedores ambulantes.
A Xilinat, no México, por sua vez, desenvolveu um processo de fermentação biotecnológica que transforma resíduos agrícolas em xilitol, um substituto natural do açúcar e de baixa caloria encontrado nas fibras de muitos vegetais, incluindo o milho. O produto obtido ajuda a combater o diabetes, a obesidade e atende à crescente procura dos consumidores por alimentos nutritivos e saudáveis e diretamente a valorizar os resíduos.
Como produzimos os alimentos, como são consumidos e, também, por vezes desperdiçados, contribui significativamente para a sustentabilidade do planeta sendo que a agricultura é a maior alavanca para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).